PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO FORMATIVO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
OLHARES À FORMAÇÃO E AÇÃO DOCENTE A PARTIR DA TEORIA DA ATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023728Palavras-chave:
Leitura literária, Educação Infantil, Formação do Leitor, Formação docente, Ação docenteResumo
O objetivo dessa pesquisa é refletir sobre a formação de professores para que possam atuar na proposição de atividades que contribuam para a formação leitora das crianças. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, alicerçada na Teoria da Atividade, desenvolvida por Leontiev (1978). Os resultados indicam que o docente precisa conhecer as etapas do desenvolvimento infantil e as atividades dominantes que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento em cada uma delas. A estrutura e conteúdo da atividade em relação à leitura se alteram de acordo com o lugar ocupado pelo sujeito no sistema de relações sociais, por isso, a prática de leitura na Educação Infantil deve ser sistematizada e organizada, pois é necessária à formação da criança, tendo significado relevante para sua vivência social.
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