PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO FORMATIVO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

OLHARES À FORMAÇÃO E AÇÃO DOCENTE A PARTIR DA TEORIA DA ATIVIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023728

Palavras-chave:

Leitura literária, Educação Infantil, Formação do Leitor, Formação docente, Ação docente

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é refletir sobre a formação de professores para que possam atuar na proposição de atividades que contribuam para a formação leitora das crianças. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, alicerçada na Teoria da Atividade, desenvolvida por Leontiev (1978). Os resultados indicam que o docente precisa conhecer as etapas do desenvolvimento infantil e as atividades dominantes que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento em cada uma delas. A estrutura e conteúdo da atividade em relação à leitura se alteram de acordo com o lugar ocupado pelo sujeito no sistema de relações sociais, por isso, a prática de leitura na Educação Infantil deve ser sistematizada e organizada, pois é necessária à formação da criança, tendo significado relevante para sua vivência social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. Scipione: São Paulo. 2008.

ADOLFO, S. Leitura e visão de mundo. In: REZENDE, L. A. de (Org.). Leitura e visão de mundo: peças de um

quebra-cabeça. Londrina: EDUEL. 2007.

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. 13. ed. Campinas: Papirus. 2007.

ASBAHR, F. S. F. NASCIMENTO, C. P. Criança não é manga, não amadurece: conceito de maturação na teoria

histórico-cultural. Psicologia: Ciência e Profissão. n. 33. v. 2. p. 414-427. 2013. Disponível em: https://www.

scielo.br/j/pcp/a/4Wq5bTmhnrT8XG8w3B5Xcvj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 mar. 2023.

ASSUMPÇÃO, M. C; DUARTE, N. Arte, educação e sociedade em György Lukács e na pedagogia históricocrítica.

Revista Educação em Questão, v. 55, n. 44, p. 169-190. 2015. Disponível em: http://www.periodicos.

ufes.br/contexto/article/view/10422. Acesso em: 15 mar. 2023.

BANCO MUNDIAL. O Estado da Pobreza Global de Aprendizagem: 2022. World Bank. 2022. Disponível em:

https://www.worldbank.org/pt/news/press-release/2022/06/23/70-of-10-year-olds-now-in-learning-povertyunable-

to-read-and-understand-a-simple-text Acesso em: 07 abr. 2023.

CANDIDO, A. Textos de intervenção. São Paulo: Editora 34. 2002.

CANDIDO, A. Literatura e sociedade. 10. ed. São Paulo: Ouro sobre azul. 2008.

CARVALHO, M. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. Petrópolis: Vozes. 2005.

COELHO, N. N. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna. 2020.

FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados. v. 15. p. 259–268. 2001. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/ea/a/QvgY7SD7XHW9gbW54RKWHcL/?lang=pt# Acesso em: 06 abr. 2023.

GALVÃO, R. M.; FRANCO, S. A. P. A leitura literária dos determinantes presentes na obra Metamorfose de Kafka.

Argumentos Pró-Educação, Pouso Alegre, v. 4, n. 12, p. 1240-1265, set.-dez., 2019. Disponível em: http://ojs.

univas.edu.br/index.php/argumentosproeducacao/article/view/449 Acesso em: 15 mar. 2023.

GAMBOA, S. S. Epistemologia da pesquisa em educação. Tese de Doutorado. Universidade UNICAMP. SP:

Campinas. 1998.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes. 1978.

LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKI, L. S. LURIA, A.

R. LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 12ª ed. São Paulo: Ícone. 2012.

LUKÁCS, G. Estética: la pecularidad de lo estético. Tradução de Manuel Sacristán. Barcelona: Grijalho. 1966.

MARTINS, L. M. A internalização de signos como intermediação entre a psicologia histórico-cultural e a pedagogia

histórico-crítica. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador- BA. v. 7. n. 1. p. 44-57. 2015. Disponível

em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12291 Acesso em: 16 mar. 2023.

MARX, K. Manuscritos econômicos-filosóficos e outros textos escolhidos. Seleção de textos de José Arthur

Giannotti. Tradução de José Carlos Bruni et al. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

MESQUITA, A. F. A motivação para aprendizagem escolar segundo a Escola de Vigotski. In: MARSÍGLIA, A. C.;

BATISTA, E. L. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica: desafios e perspectivas para uma educação transformadora.

Campinas: Autores Associados. 2012.

PASQUALINI, J. C. A educação escolar da criança pequena na perspectiva histórico cultural e histórico crítica.

In. MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão (org.). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas- SP: Autores

Associados. 2011.

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes. 2010.

SÁ, L. V. MESSEDER NETO, H. S. Teoria da atividade em foco: enlaces com a formação do professor de química.

Revista Contexto & Educação. v. 35. n. 110. 2020. p. 23–43. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/

index.php/contextoeducacao/article/view/9089. Acesso em: 14 mar. 2023.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8. ed. Campinas: Autores Associados. 2003.

SOUZA, R. J. de; GIROTTO, C. G. G. S.; SILVA, J. R. M. da. Educação literária e formação de leitores: da

leitura em si para leitura para si. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia-MG, v. 19. n.1. 2012. Disponível em: https://

repositorio.unesp.br/handle/11449/114926. Acesso em: 7 abr. 2023.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VIGOTSKI, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, L. S. LURIA, A. R.

LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 5. ed. São Paulo: Ícone. p. 103-117. 1988.

ZILBERMAN, R. Literatura infantil para crianças que aprendem a ler. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos

Chagas. São Paulo. p. 79-83. 1985.Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1364 Acesso

em: 06 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Santos, A. R. de J., Araújo, J. F. de ., & Tiroli, L. G. . (2023). PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO FORMATIVO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: OLHARES À FORMAÇÃO E AÇÃO DOCENTE A PARTIR DA TEORIA DA ATIVIDADE. Revista Brasileira De Alfabetização, (19), 1–14. https://doi.org/10.47249/rba2023728

Edição

Seção

DOSSIÊ