PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO FORMATIVO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

OLHARES À FORMAÇÃO E AÇÃO DOCENTE A PARTIR DA TEORIA DA ATIVIDADE

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47249/rba2023728

Mots-clés :

Leitura literária, Educação Infantil, Formação do Leitor, Formação docente, Ação docente

Résumé

O objetivo dessa pesquisa é refletir sobre a formação de professores para que possam atuar na proposição de atividades que contribuam para a formação leitora das crianças. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, alicerçada na Teoria da Atividade, desenvolvida por Leontiev (1978). Os resultados indicam que o docente precisa conhecer as etapas do desenvolvimento infantil e as atividades dominantes que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento em cada uma delas. A estrutura e conteúdo da atividade em relação à leitura se alteram de acordo com o lugar ocupado pelo sujeito no sistema de relações sociais, por isso, a prática de leitura na Educação Infantil deve ser sistematizada e organizada, pois é necessária à formação da criança, tendo significado relevante para sua vivência social.

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Publiée

2023-06-30

Comment citer

Santos, A. R. de J., Araújo, J. F. de ., & Tiroli, L. G. . (2023). PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO FORMATIVO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: OLHARES À FORMAÇÃO E AÇÃO DOCENTE A PARTIR DA TEORIA DA ATIVIDADE. Revista Brasileira De Alfabetização, (19), 1–14. https://doi.org/10.47249/rba2023728

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Rubrique

DOSSIÊ