A CONTRIBUIÇÃO DA OBRA ALFALETRAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Keutre Glaudia da Conceicao Soares Bezerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francicleide Cesário de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023744

Palavras-chave:

Palavras-Chave: Magda Soares; alfaletrar; alfabetização e letramento.

Resumo

Este artigo objetiva analisar as contribuições da obra Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever, de Magda Soares, para a formação em Pedagogia quanto ao processo de alfabetização e letramento. A pesquisa foi realizada em uma turma do 4º período do referido curso, com metodologia ancorada na abordagem qualitativa, construindo os dados a partir de entrevista coletiva. A teoria se baseia em reflexões sobre a relevância da produção acadêmica da autora para o tema alfabetização e letramento e sua pertinência na formação do/a pedagogo/a. Conclui-se que a obra Alfaletrar contribui para a formação de futuros/as alfabetizadores/as, pois apresenta não só teoria, mas também exemplos de práticas pedagógicas que visam a aprendizagem do sistema de escrita alfabética, bem como seus usos sociais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Keutre Glaudia da Conceicao Soares Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora e Mestra em Letras pelo programa de Pós-Graduação em Letras PPGL, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora permanente do Departamento de Educação, e do Programa de Pòs-Graduação em Ensino (PPGE) do Campus Avançado de Pau dos Ferros/UERN. Especialista em Educação e em Literatura e Estudos Culturais pela mesma Universidade. Professora da rede Municipal de Ensino do Município de Água Nova-RN de 1993 à 2013. Coordenadora do PIBID (Programa Institucional de iniciação à docência) do curso de Pedagogia-CAPF-UERN de 2014 a 2016 e de 2020 aos dias atuais. Coordenadora geral do Programa de extensão BALE e do projeto BALE ponto de leitura; Membro do grupo de pesquisa GEPPE (Grupo de estudos e pesquisas em planejamento do processo ensino-aprendizagem). Mambro da Associação Brasileira de alfabetização ABALF. Coordena o NDE do Curso de Pedagogia. Atua principalmente nas áreas de formação do leitor, contação de histórias, literatura, criatividade e prática pedagógica.

Francicleide Cesário de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN, pertencente ao quadro de docentes do Departamento de Educação, do Campus Avançado de Pau dos Ferros/CAPF. Doutora em Letras pelo Programa Pós-Graduação em Letras/PPGL da UERN. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC da UERN (2013); Especialista em Educação, na área de Formação do Educador (2007) e Graduada em Pedagogia (2003) pelo Campus Avançado de Pau dos Ferros/CAPF/UERN. Atuou como professora da Rede Municipal de Ensino de Riacho de Santana/RN, principalmente na Educação Infantil, no período de 2001 a 2012. Pesquisadora Institucional do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem/GEPPE/UERN. Membro associada da Associação Brasileira de Alfabetização/ABALF; Membro da Diretoria e associada da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia/AINPGP; Membro da Diretoria e associada a Sociedade Filarmônica Pauferrense/SFP. Áreas de interesse de pesquisas: Alfabetização de crianças, Letramento e alfabetização, Saberes e práticas docentes, planejamento das práticas pedagógicas, avaliação da aprendizagem, Formação de Professores, Memória, Identidade.

Referências

CASSIANO Janair; ARAÚJO, Eliana Pereira. O Projeto Alfaletrar na Rede Municipal de Lagoa Santa – MG: elementos centrais. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 838-856, set./dez. 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10762/209209213142. Acesso em: 03 jul. 2023.

COLELLO, Silvia Mattos Gasparian. Alfabetização em questão. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2004.

MACIEL Francisca; CAFIERO, Delaine; RANGEL, Egon de Oliveira. Cartas para Magda. São Paulo: Parábola, 2021.

MEDEIROS, Emerson Augusto de; FORTUNATO, Ivan; ARAÚJO, Osmar Hélio Alves. As pesquisas do tipo “estado da arte” em educação: sinalizações teórico-metodológicas. Revista Internacional de Form. de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 8, 2023. Dossiê: Tendências e aportes teóricos atuais para a pesquisa em educação e ensino. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/980/460. Acesso em: 04 jul. 2023.

PERES, Selma Martines. Cartas para Magda. In: MACIEL Francisca; CAFIERO, Delaine; RANGEL, Egon de Oliveira. Cartas para Magda. São Paulo: Parábola, 2021. p.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 2010.

SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Contexto, 1986.

SOARES, Magda. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília: INEP/MEC, 1989.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2012.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020a.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. Ed.1, 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020b.

Downloads

Publicado

2023-09-07

Como Citar

Bezerra, K. G. da C. S., & de Oliveira, F. C. (2023). A CONTRIBUIÇÃO DA OBRA ALFALETRAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista Brasileira De Alfabetização, (20), 1–14. https://doi.org/10.47249/rba2023744

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2023-07-10
Aceito em 2023-08-28
Publicado em 2023-09-07