A CONTRIBUIÇÃO DA OBRA ALFALETRAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Keutre Glaudia da Conceicao Soares Bezerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francicleide Cesário de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023744

Palavras-chave:

Palavras-Chave: Magda Soares; alfaletrar; alfabetização e letramento.

Resumo

Este artigo objetiva analisar as contribuições da obra Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever, de Magda Soares, para a formação em Pedagogia quanto ao processo de alfabetização e letramento. A pesquisa foi realizada em uma turma do 4º período do referido curso, com metodologia ancorada na abordagem qualitativa, construindo os dados a partir de entrevista coletiva. A teoria se baseia em reflexões sobre a relevância da produção acadêmica da autora para o tema alfabetização e letramento e sua pertinência na formação do/a pedagogo/a. Conclui-se que a obra Alfaletrar contribui para a formação de futuros/as alfabetizadores/as, pois apresenta não só teoria, mas também exemplos de práticas pedagógicas que visam a aprendizagem do sistema de escrita alfabética, bem como seus usos sociais.

Biografia do Autor

Keutre Glaudia da Conceicao Soares Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora e Mestra em Letras pelo programa de Pós-Graduação em Letras PPGL, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora permanente do Departamento de Educação, e do Programa de Pòs-Graduação em Ensino (PPGE) do Campus Avançado de Pau dos Ferros/UERN. Especialista em Educação e em Literatura e Estudos Culturais pela mesma Universidade. Professora da rede Municipal de Ensino do Município de Água Nova-RN de 1993 à 2013. Coordenadora do PIBID (Programa Institucional de iniciação à docência) do curso de Pedagogia-CAPF-UERN de 2014 a 2016 e de 2020 aos dias atuais. Coordenadora geral do Programa de extensão BALE e do projeto BALE ponto de leitura; Membro do grupo de pesquisa GEPPE (Grupo de estudos e pesquisas em planejamento do processo ensino-aprendizagem). Mambro da Associação Brasileira de alfabetização ABALF. Coordena o NDE do Curso de Pedagogia. Atua principalmente nas áreas de formação do leitor, contação de histórias, literatura, criatividade e prática pedagógica.

Francicleide Cesário de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN, pertencente ao quadro de docentes do Departamento de Educação, do Campus Avançado de Pau dos Ferros/CAPF. Doutora em Letras pelo Programa Pós-Graduação em Letras/PPGL da UERN. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC da UERN (2013); Especialista em Educação, na área de Formação do Educador (2007) e Graduada em Pedagogia (2003) pelo Campus Avançado de Pau dos Ferros/CAPF/UERN. Atuou como professora da Rede Municipal de Ensino de Riacho de Santana/RN, principalmente na Educação Infantil, no período de 2001 a 2012. Pesquisadora Institucional do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem/GEPPE/UERN. Membro associada da Associação Brasileira de Alfabetização/ABALF; Membro da Diretoria e associada da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia/AINPGP; Membro da Diretoria e associada a Sociedade Filarmônica Pauferrense/SFP. Áreas de interesse de pesquisas: Alfabetização de crianças, Letramento e alfabetização, Saberes e práticas docentes, planejamento das práticas pedagógicas, avaliação da aprendizagem, Formação de Professores, Memória, Identidade.

Referências

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Publicado

2023-09-07

Como Citar

Bezerra, K. G. da C. S., & de Oliveira, F. C. (2023). A CONTRIBUIÇÃO DA OBRA ALFALETRAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista Brasileira De Alfabetização, (20), 1–14. https://doi.org/10.47249/rba2023744

Edição

Seção

ARTIGOS