A CONTRIBUIÇÃO DA OBRA ALFALETRAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Keutre Glaudia da Conceicao Soares Bezerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francicleide Cesário de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023744

Palavras-chave:

Palavras-Chave: Magda Soares; alfaletrar; alfabetização e letramento.

Resumo

Este artigo objetiva analisar as contribuições da obra Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever, de Magda Soares, para a formação em Pedagogia quanto ao processo de alfabetização e letramento. A pesquisa foi realizada em uma turma do 4º período do referido curso, com metodologia ancorada na abordagem qualitativa, construindo os dados a partir de entrevista coletiva. A teoria se baseia em reflexões sobre a relevância da produção acadêmica da autora para o tema alfabetização e letramento e sua pertinência na formação do/a pedagogo/a. Conclui-se que a obra Alfaletrar contribui para a formação de futuros/as alfabetizadores/as, pois apresenta não só teoria, mas também exemplos de práticas pedagógicas que visam a aprendizagem do sistema de escrita alfabética, bem como seus usos sociais.

Biografia do Autor

Keutre Glaudia da Conceicao Soares Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora e Mestra em Letras pelo programa de Pós-Graduação em Letras PPGL, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora permanente do Departamento de Educação, e do Programa de Pòs-Graduação em Ensino (PPGE) do Campus Avançado de Pau dos Ferros/UERN. Especialista em Educação e em Literatura e Estudos Culturais pela mesma Universidade. Professora da rede Municipal de Ensino do Município de Água Nova-RN de 1993 à 2013. Coordenadora do PIBID (Programa Institucional de iniciação à docência) do curso de Pedagogia-CAPF-UERN de 2014 a 2016 e de 2020 aos dias atuais. Coordenadora geral do Programa de extensão BALE e do projeto BALE ponto de leitura; Membro do grupo de pesquisa GEPPE (Grupo de estudos e pesquisas em planejamento do processo ensino-aprendizagem). Mambro da Associação Brasileira de alfabetização ABALF. Coordena o NDE do Curso de Pedagogia. Atua principalmente nas áreas de formação do leitor, contação de histórias, literatura, criatividade e prática pedagógica.

Francicleide Cesário de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN, pertencente ao quadro de docentes do Departamento de Educação, do Campus Avançado de Pau dos Ferros/CAPF. Doutora em Letras pelo Programa Pós-Graduação em Letras/PPGL da UERN. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC da UERN (2013); Especialista em Educação, na área de Formação do Educador (2007) e Graduada em Pedagogia (2003) pelo Campus Avançado de Pau dos Ferros/CAPF/UERN. Atuou como professora da Rede Municipal de Ensino de Riacho de Santana/RN, principalmente na Educação Infantil, no período de 2001 a 2012. Pesquisadora Institucional do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem/GEPPE/UERN. Membro associada da Associação Brasileira de Alfabetização/ABALF; Membro da Diretoria e associada da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia/AINPGP; Membro da Diretoria e associada a Sociedade Filarmônica Pauferrense/SFP. Áreas de interesse de pesquisas: Alfabetização de crianças, Letramento e alfabetização, Saberes e práticas docentes, planejamento das práticas pedagógicas, avaliação da aprendizagem, Formação de Professores, Memória, Identidade.

Referências

CASSIANO Janair; ARAÚJO, Eliana Pereira. O Projeto Alfaletrar na Rede Municipal de Lagoa Santa – MG: elementos centrais. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 838-856, set./dez. 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10762/209209213142. Acesso em: 03 jul. 2023.

COLELLO, Silvia Mattos Gasparian. Alfabetização em questão. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2004.

MACIEL Francisca; CAFIERO, Delaine; RANGEL, Egon de Oliveira. Cartas para Magda. São Paulo: Parábola, 2021.

MEDEIROS, Emerson Augusto de; FORTUNATO, Ivan; ARAÚJO, Osmar Hélio Alves. As pesquisas do tipo “estado da arte” em educação: sinalizações teórico-metodológicas. Revista Internacional de Form. de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 8, 2023. Dossiê: Tendências e aportes teóricos atuais para a pesquisa em educação e ensino. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/980/460. Acesso em: 04 jul. 2023.

PERES, Selma Martines. Cartas para Magda. In: MACIEL Francisca; CAFIERO, Delaine; RANGEL, Egon de Oliveira. Cartas para Magda. São Paulo: Parábola, 2021. p.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 2010.

SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Contexto, 1986.

SOARES, Magda. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília: INEP/MEC, 1989.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2012.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020a.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. Ed.1, 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020b.

Publicado

2023-09-07

Como Citar

Bezerra, K. G. da C. S., & de Oliveira, F. C. (2023). A CONTRIBUIÇÃO DA OBRA ALFALETRAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista Brasileira De Alfabetização, (20), 1-14. https://doi.org/10.47249/rba2023744

Edição

Seção

ARTIGOS