A CONTRIBUIÇÃO DA OBRA ALFALETRAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI :
https://doi.org/10.47249/rba2023744Mots-clés :
Palavras-Chave: Magda Soares; alfaletrar; alfabetização e letramento.Résumé
Este artigo objetiva analisar as contribuições da obra Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever, de Magda Soares, para a formação em Pedagogia quanto ao processo de alfabetização e letramento. A pesquisa foi realizada em uma turma do 4º período do referido curso, com metodologia ancorada na abordagem qualitativa, construindo os dados a partir de entrevista coletiva. A teoria se baseia em reflexões sobre a relevância da produção acadêmica da autora para o tema alfabetização e letramento e sua pertinência na formação do/a pedagogo/a. Conclui-se que a obra Alfaletrar contribui para a formação de futuros/as alfabetizadores/as, pois apresenta não só teoria, mas também exemplos de práticas pedagógicas que visam a aprendizagem do sistema de escrita alfabética, bem como seus usos sociais.
Métriques
Références
CASSIANO Janair; ARAÚJO, Eliana Pereira. O Projeto Alfaletrar na Rede Municipal de Lagoa Santa – MG: elementos centrais. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 838-856, set./dez. 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10762/209209213142. Acesso em: 03 jul. 2023.
COLELLO, Silvia Mattos Gasparian. Alfabetização em questão. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2004.
MACIEL Francisca; CAFIERO, Delaine; RANGEL, Egon de Oliveira. Cartas para Magda. São Paulo: Parábola, 2021.
MEDEIROS, Emerson Augusto de; FORTUNATO, Ivan; ARAÚJO, Osmar Hélio Alves. As pesquisas do tipo “estado da arte” em educação: sinalizações teórico-metodológicas. Revista Internacional de Form. de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 8, 2023. Dossiê: Tendências e aportes teóricos atuais para a pesquisa em educação e ensino. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/980/460. Acesso em: 04 jul. 2023.
PERES, Selma Martines. Cartas para Magda. In: MACIEL Francisca; CAFIERO, Delaine; RANGEL, Egon de Oliveira. Cartas para Magda. São Paulo: Parábola, 2021. p.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 2010.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Contexto, 1986.
SOARES, Magda. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília: INEP/MEC, 1989.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2012.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020a.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. Ed.1, 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020b.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepté en 2023-08-28
Publié dans 2023-09-07