THE CONTRIBUTION OF THE WORK ALFALETRAR TO THE INITIAL TEACHER TRAINING IN THE PEDAGOGY COURSE

Authors

  • Keutre Glaudia da Conceicao Soares Bezerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francicleide Cesário de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023744

Keywords:

Keywords: Magda Soares; Literacy teaching; children literacy

Abstract

This article aims at analyzing the contributions of the book Alfaletrar: every child learns to read and write, by Magda Soares, for training in Education regarding adult and children literacy. The research was carried out in a group of the 4th semester from the referred course, adopting a qualitative-based approach, gathering the data from collective interviews. The theory is based on reflections about the relevance of the author's academic production for  the topic of literacy  and its importance for  the training of the educator. It is concluded that the work Alfaletrar contributes for the training of the future literacy teachers, as it presents not only theory, but examples of pedagogical practices aimed at learning the alphabetic writing system, as well as its social uses.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Keutre Glaudia da Conceicao Soares Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora e Mestra em Letras pelo programa de Pós-Graduação em Letras PPGL, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora permanente do Departamento de Educação, e do Programa de Pòs-Graduação em Ensino (PPGE) do Campus Avançado de Pau dos Ferros/UERN. Especialista em Educação e em Literatura e Estudos Culturais pela mesma Universidade. Professora da rede Municipal de Ensino do Município de Água Nova-RN de 1993 à 2013. Coordenadora do PIBID (Programa Institucional de iniciação à docência) do curso de Pedagogia-CAPF-UERN de 2014 a 2016 e de 2020 aos dias atuais. Coordenadora geral do Programa de extensão BALE e do projeto BALE ponto de leitura; Membro do grupo de pesquisa GEPPE (Grupo de estudos e pesquisas em planejamento do processo ensino-aprendizagem). Mambro da Associação Brasileira de alfabetização ABALF. Coordena o NDE do Curso de Pedagogia. Atua principalmente nas áreas de formação do leitor, contação de histórias, literatura, criatividade e prática pedagógica.

Francicleide Cesário de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN, pertencente ao quadro de docentes do Departamento de Educação, do Campus Avançado de Pau dos Ferros/CAPF. Doutora em Letras pelo Programa Pós-Graduação em Letras/PPGL da UERN. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC da UERN (2013); Especialista em Educação, na área de Formação do Educador (2007) e Graduada em Pedagogia (2003) pelo Campus Avançado de Pau dos Ferros/CAPF/UERN. Atuou como professora da Rede Municipal de Ensino de Riacho de Santana/RN, principalmente na Educação Infantil, no período de 2001 a 2012. Pesquisadora Institucional do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem/GEPPE/UERN. Membro associada da Associação Brasileira de Alfabetização/ABALF; Membro da Diretoria e associada da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia/AINPGP; Membro da Diretoria e associada a Sociedade Filarmônica Pauferrense/SFP. Áreas de interesse de pesquisas: Alfabetização de crianças, Letramento e alfabetização, Saberes e práticas docentes, planejamento das práticas pedagógicas, avaliação da aprendizagem, Formação de Professores, Memória, Identidade.

References

CASSIANO Janair; ARAÚJO, Eliana Pereira. O Projeto Alfaletrar na Rede Municipal de Lagoa Santa – MG: elementos centrais. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 838-856, set./dez. 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10762/209209213142. Acesso em: 03 jul. 2023.

COLELLO, Silvia Mattos Gasparian. Alfabetização em questão. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2004.

MACIEL Francisca; CAFIERO, Delaine; RANGEL, Egon de Oliveira. Cartas para Magda. São Paulo: Parábola, 2021.

MEDEIROS, Emerson Augusto de; FORTUNATO, Ivan; ARAÚJO, Osmar Hélio Alves. As pesquisas do tipo “estado da arte” em educação: sinalizações teórico-metodológicas. Revista Internacional de Form. de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 8, 2023. Dossiê: Tendências e aportes teóricos atuais para a pesquisa em educação e ensino. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/980/460. Acesso em: 04 jul. 2023.

PERES, Selma Martines. Cartas para Magda. In: MACIEL Francisca; CAFIERO, Delaine; RANGEL, Egon de Oliveira. Cartas para Magda. São Paulo: Parábola, 2021. p.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 2010.

SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Contexto, 1986.

SOARES, Magda. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília: INEP/MEC, 1989.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2012.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020a.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. Ed.1, 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020b.

Published

2023-09-07

How to Cite

Bezerra, K. G. da C. S., & de Oliveira, F. C. (2023). THE CONTRIBUTION OF THE WORK ALFALETRAR TO THE INITIAL TEACHER TRAINING IN THE PEDAGOGY COURSE. Revista Brasileira De Alfabetização, (20), 1–14. https://doi.org/10.47249/rba2023744
Received 2023-07-10
Accepted 2023-08-28
Published 2023-09-07