CONTRIBUIÇÕES DA COLEÇÃO PORTUGUÊS: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO NA FORMAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023758

Palavras-chave:

Letramento, livro didático, leitura, formação de professores, prática docente

Resumo

Neste artigo, apresentaremos dados de uma pesquisa que analisou como os livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2004 realizavam a transposição das inovações teóricas relacionadas ao ensino da leitura, assim como os usos que os docentes faziam desse material. A metodologia envolveu a análise documental da coleção Português: uma proposta para o letramento, de Magda Soares, e observações de aulas em uma turma do 2º ano de uma escola da rede municipal do Recife. Os resultados revelaram o cuidado da professora Magda Soares nas orientações aos professores visando contribuir para o trabalho com os diferentes textos em sala de aula. Quanto aos usos, constatou-se que a professora gostava do livro e buscava seguir as atividades nele propostas, fazendo suas construções. 

Biografia do Autor

Priscila Santos, Universidade Católica de Pernambuco

Professora de Linguagem na Universidade Católica de Pernmbuco e Técnica pedagógica da Prefeitura do Recife atuando na Gestão da Classe Hospitalar.

 

 

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Publicado

2023-09-07

Como Citar

Brito Ferreira, A. T., Borges Correia de Albuquerque, E., & Silva da Costa Santos, P. A. (2023). CONTRIBUIÇÕES DA COLEÇÃO PORTUGUÊS: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO NA FORMAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES. Revista Brasileira De Alfabetização, (20), 1–20. https://doi.org/10.47249/rba2023758

Edição

Seção

ARTIGOS