CONTRIBUIÇÕES DA COLEÇÃO PORTUGUÊS: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO NA FORMAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023758Palavras-chave:
Letramento, livro didático, leitura, formação de professores, prática docenteResumo
Neste artigo, apresentaremos dados de uma pesquisa que analisou como os livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2004 realizavam a transposição das inovações teóricas relacionadas ao ensino da leitura, assim como os usos que os docentes faziam desse material. A metodologia envolveu a análise documental da coleção Português: uma proposta para o letramento, de Magda Soares, e observações de aulas em uma turma do 2º ano de uma escola da rede municipal do Recife. Os resultados revelaram o cuidado da professora Magda Soares nas orientações aos professores visando contribuir para o trabalho com os diferentes textos em sala de aula. Quanto aos usos, constatou-se que a professora gostava do livro e buscava seguir as atividades nele propostas, fazendo suas construções.
Métricas
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BATISTA, Antônio Augusto G. Ensino de Português. Jornal Letra A: o jornal do alfabetizador, Belo Horizonte, ano 8, p. 4, nov./dez. 2012.
BRASIL. Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização. Diário Oficial da União - Seção: 1 – Extra - Edição: 70-A - 11/04/2019 - Página: 15.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia do Livro Didático/PNLD 2004. Brasília, DF: MEC, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília, DF: SEF/MEC, 1997.
KLEIMAN, Ângela. Oficina de Leitura: teoria & prática. 6. ed. Campinas: Pontes: 1996.
MARTIMIANO, Bianca. Um outro tipo de aula de português. Jornal Letra A: o jornal do alfabetizador, Belo Horizonte, ano 8, p. 7, nov./dez. 2012.
MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Magda Soares em entrevista para Cadernos de Educação (UFPel). Cadernos de Educação, Pelotas, n. 66, p. 1-20, 2022.
SILVA, Ceris R. Formas de uso dos novos livros de alfabetização: por que os professores preferem os métodos tradicionais? In: VAL, Maria da Graça; MARCUSCHI, Beth (org.). Livros Didáticos de Língua Portuguesa: letramento e cidadania. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 185-203.
SABINO, Fernando. Gente. Rio de Janeiro: ed. Record, v.2, 1975.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves et al. A escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica, 1999a. p. 17-48.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 1. ed. São Paulo: Ática, 1986.
SOARES, Magda. Metamemória-memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 1991.
SOARES, Magda. Português: uma proposta para o letramento. São Paulo: Moderna, 1999b.
SOARES, Magda. Um olhar sobre o livro didático. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 2, n. 12, nov./dez.1996.
TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2023-08-28
Publicado em 2023-09-07