MAGDA SOARES E A VALORIZAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A AUTORIA DOCENTE NO PROJETO ALFALETRAR

Autores

  • Daniela Freiras Brito Montuani
  • Maria José Francisco Souza Faculdade de Educação/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023764

Palavras-chave:

alfabetização e letramento; Alfaletrar; autoria docente; práticas de professoras alfabetizadoras; jogos e recursos didáticos de alfabetização.

Resumo

A preocupação com implicações educacionais das abordagens dos conceitos de alfabetização e letramento foi bastante ressaltada nos trabalhos de Magda Soares e, com ela, a defesa de uma sólida formação docente para atuar na aprendizagem inicial da língua escrita. O projeto Alfaletrar, que coordenou no município de Lagoa Santa–MG, foi citado como um ‘laboratório’ em que as dimensões teórico-metodológicas eram estudadas e confrontadas nas práticas educativas com valorização da autoria docente nas propostas de criação de jogos e recursos didáticos para alfabetizar e letrar. Este artigo apresenta reflexões sobre essas dimensões presentes no Projeto e nos eventos Paralfaletrar e Alfalendo e destaca contribuições dessas experiências para o “Laboratório de Alfabetização e Letramento” LAL/Ceale.

 

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Biografia do Autor

Maria José Francisco Souza, Faculdade de Educação/UFMG

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC/Minas (1998), Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), setor Alfabetização e Letramento. É pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita ? CEALE/FaE/UFMG e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação ? GEPHE/FaE/UFMG. Realizou pós-doutorado na Faculdade de Educação da UFMG (2010-2011) no Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação - GEPHE. Foi bolsista PNPD no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (PPGE/FaE/UEMG) no período de 03/2014 a 02/2016. Os principais temas de interesse de pesquisa são: cultura escrita, alfabetização, letramento, leitura e produção de textos orais e escritos, ensino de Língua Portuguesa e trajetórias de leitores.

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Publicado

2023-09-07

Como Citar

Montuani, D. F. B. ., & Francisco Souza, M. J. . (2023). MAGDA SOARES E A VALORIZAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A AUTORIA DOCENTE NO PROJETO ALFALETRAR. Revista Brasileira De Alfabetização, (20), 1–12. https://doi.org/10.47249/rba2023764

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2023-07-26
Aceito em 2023-09-06
Publicado em 2023-09-07