MAGDA SOARES E A VALORIZAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A AUTORIA DOCENTE NO PROJETO ALFALETRAR
DOI :
https://doi.org/10.47249/rba2023764Mots-clés :
alfabetização e letramento; Alfaletrar; autoria docente; práticas de professoras alfabetizadoras; jogos e recursos didáticos de alfabetização.Résumé
A preocupação com implicações educacionais das abordagens dos conceitos de alfabetização e letramento foi bastante ressaltada nos trabalhos de Magda Soares e, com ela, a defesa de uma sólida formação docente para atuar na aprendizagem inicial da língua escrita. O projeto Alfaletrar, que coordenou no município de Lagoa Santa–MG, foi citado como um ‘laboratório’ em que as dimensões teórico-metodológicas eram estudadas e confrontadas nas práticas educativas com valorização da autoria docente nas propostas de criação de jogos e recursos didáticos para alfabetizar e letrar. Este artigo apresenta reflexões sobre essas dimensões presentes no Projeto e nos eventos Paralfaletrar e Alfalendo e destaca contribuições dessas experiências para o “Laboratório de Alfabetização e Letramento” LAL/Ceale.
Métriques
Références
CASSIANO, J.; ARAÚJO, E. P. O Projeto Alfaletrar na Rede Municipal de Lagoa Santa – MG: elementos centrais. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 838–856, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i3.0012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10762. Acesso em: 23 jul. 2023.
DOLZ, J. As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática. Delta, v. 32, n. 1, p. 237-260, 2016.
MONTUANI, D. F. B.O Laboratório de Alfabetização e Letramento (LAL/CEALE/UFMG) como estratégia para formação inicial de professores.In: ARAÚJO, L.; CAMINI, P.; NOGUEIRA, G.; ZASSO, S. M. (orgs.). Alfabetização: saberes docentes, recursos didáticos e laboratórios formativos. 1ed.Curitiba: CRV, 2022, v. 1, p. 143-168
MONTUANI, D. F. B. O Programa Nacional Biblioteca da Escola PNBE: conhecimento, circulação e uso em um Município de Minas Gerais. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.
MONTUANI, D. F. B.; SOUZA, V. M. Vivências de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita no município de Lagoa Santa - MG: Do projeto à sala de aula. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.119999. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/119999. Acesso em: 24 jul. 2023.
SEVERO, F. N. D.; MATIAS, J. Entrevista – Só se aprende a alfabetizar ao alfabetizar: uma entrevista com Magda Soares. Saberes em Foco, Revista da SMED NH v.5 n.1, p. 383–391, out 2022.
SILVA, M. C.; OLIVEIRA, R. A. J. Entrevista - Dialogando com Magda Soares sobre alfabetização, práticas pedagógicas e formação de rede. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 928–940, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i3.0016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10614. Acesso em: 23 jul. 2023.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
______. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
______. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 1998.
______. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n.24, jan./fev./mar./abr. 2004.
______. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 17 ed. 15 imp. São Paulo: Ática, 2008.
______. Novas perspectivas do ensino da Língua Portuguesa: implicações para a alfabetização. In______. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2004a.
SOUZA, M. J. F. ; MONTUANI, D. F. B.; MAGNANI, G. A.; COSTA, I. S. ; FERREIRA, E. C. L. A constituição do Laboratório de Alfabetização e Letramento (LAL/CEALE/UFMG) como ação de extensão em tempos de pandemia. In: ARAÚJO, L.; CAMINI, P.; NOGUEIRA, G.; ZASSO, S. M. (orgs.). Alfabetização: saberes docentes, recursos didáticos e laboratórios formativos. 1ed. Curitiba: CRV, 2022, v. 1, p. 168-184. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1eISQ4KrXZii7nEzfB2rRydoV_QJ6Vr3O/view Acesso em jul.23
TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 73, p. 209-244, dez. 2000.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepté en 2023-09-06
Publié dans 2023-09-07