O O LUGAR DA LITERATURA INFANTIL HUMANIZADORA NO PROGRAMA MS ALFABETIZA

LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025830

Palavras-chave:

Literatura infantil humanizadora. Formação continuada docente. Política contínua de Estado.

Resumo

O presente estudo analisa as práticas de leitura literária infantil vivenciadas na educação infantil, com o objetivo de levantar algumas perspectivas e apontá-las como direito fundamental e para desenvolvimento das potencialidades humanas. Tais questões surgem no contexto formativo do Programa MS alfabetiza - A formação Leitora na Educação Infantil. A metodologia é qualitativa e sustenta-se em diálogos de estudiosos da área - Candido (2011); Ribeiro e Girotto  (2018); Arena (2010); Soares (1999); Cosson  (2015) -, com o objetivo de desconstruir a escolarização da literatura infantil na educação das crianças na escola pública de Corumbá/MS e apontar o lugar da literatura infantil humanizadora na formação docente sul-mato-grossense como uma política contínua de Estado.

 

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Publicado

2025-01-31

Como Citar

Rodrigues, G. S. de S. P. (2025). O O LUGAR DA LITERATURA INFANTIL HUMANIZADORA NO PROGRAMA MS ALFABETIZA: LIMITES E POSSIBILIDADES. Revista Brasileira De Alfabetização, (23), 1–13. https://doi.org/10.47249/rba2025830

Edição

Seção

Dossiê "Infância, literatura e escola"
Recebido em 2023-12-15
Aceito em 2024-10-29
Publicado em 2025-01-31