UMA CENTELHA NA ESCURIDÃO

O LUGAR DA LITERATURA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025864

Palavras-chave:

Literatura; Escola; Escolarização da literatura; Sociedade contemporânea.

Resumo

Neste artigo, pretendemos discutir a relação existente entre literatura e escola, tratando das tensões existentes em torno do processo de escolarização da literatura, enfatizando, sobretudo, o modo como os aspectos políticos e sociais, representados pelos currículos escolares, criam dificuldades para o trabalho com a literatura. Sendo assim, buscamos tratar do apagamento da literatura na escola contemporânea e da importância da escolarização adequada do texto literário como forma de resistência à barbárie e a desumanização dos indivíduos. Para isso, recorremos a Candido (2012); Perrone-Moisés (2006, 2016) Soares (2001); Ordine (2016); Cosson (2006, 2020) e outros que nos ajudam a refletir sobre o processo de escolarização da literatura e as demandas da escola na contemporaneidade.

 

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Biografia do Autor

Lucas Toledo de Andrade, Universidade do Norte do Paraná; Universidade Estadual de Londrina

Lucas Toledo de Andrade (ltoledodeandrade@gmail.com). Licenciado em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CCP - 2012). Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual de Londrina (UEL - 2014). Mestre em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL - 2016). Doutor em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL - 2020). Docente do Programa de Pós Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Pitágoras Unopar. Docente do Curso de Letras Vernárculas na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente de Língua Portuguesa e respectivas Literaturas na Educação Básica. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2454-3056.

Dayse de Souza Lourenço Simões, Universidade Pitágoras Unopar

Dayse de Souza Lourenço Simões (dayse.lourenco@cogna.com.br) – Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil (2019); Docente do Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Pitágoras Unopar: Londrina (PR). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2170-2223.

Emilly Stéfanni de Souza Honório, Universidade Pitágoras Unopar

Emilly Stéfanni de Souza Honório (emilly.honorio@gmail.com). Mestranda em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Pitágoras Unopar: Londrina, PR. Pós-graduada em Psicomotricidade pela Faculdades do Centro do Paraná (UCP): Pitanga, PR (2011) e em Gestão Escolar: Direção, Supervisão, Coordenação e Orientação pelo Instituto Tecnológico do Sudoeste Paulista (INTESP): Ipaussu, SP (2019). ORCID: https://orcid.org/0009-0002-9107-463X.

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Publicado

2025-01-31

Como Citar

Toledo de Andrade, L., de Souza Lourenço Simões, D., & de Souza Honório, E. S. (2025). UMA CENTELHA NA ESCURIDÃO: O LUGAR DA LITERATURA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA. Revista Brasileira De Alfabetização, (23), 1–12. https://doi.org/10.47249/rba2025864

Edição

Seção

Dossiê "Infância, literatura e escola"
Recebido em 2023-12-31
Aceito em 2024-07-29
Publicado em 2025-01-31