UMA CENTELHA NA ESCURIDÃO
O LUGAR DA LITERATURA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2025864Palavras-chave:
Literatura; Escola; Escolarização da literatura; Sociedade contemporânea.Resumo
Neste artigo, pretendemos discutir a relação existente entre literatura e escola, tratando das tensões existentes em torno do processo de escolarização da literatura, enfatizando, sobretudo, o modo como os aspectos políticos e sociais, representados pelos currículos escolares, criam dificuldades para o trabalho com a literatura. Sendo assim, buscamos tratar do apagamento da literatura na escola contemporânea e da importância da escolarização adequada do texto literário como forma de resistência à barbárie e a desumanização dos indivíduos. Para isso, recorremos a Candido (2012); Perrone-Moisés (2006, 2016) Soares (2001); Ordine (2016); Cosson (2006, 2020) e outros que nos ajudam a refletir sobre o processo de escolarização da literatura e as demandas da escola na contemporaneidade.
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
BANDEIRA, Manuel. Estrela da Vida Inteira. 20ª edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993, 464 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério de Educação e Cultura, 2018, 600 p.
BUARQUE, Chico. Chapeuzinho Amarelo. Ilustração de Ziraldo. 17ª Edição. Rio de Janeiro: José Olympo, 2006, 25 p.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: LIMA, Aldo et al. O direito à literatura. 1ª Edição. Recife: Editora Universitária UFPE, 2012, 156 p.
CECHINEL, A. Semiformação Literária: a instrumentalização da literatura na nova BNCC, Porto Alegre, Educação & Realidade, v. 44, n. 4, p. 1 - 13, 2019.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2ª Edição. São Paulo: Editora Contexto, 2006, 146 p.
COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino de literatura. 1ª Edição. São Paulo: Contexto, 2020, 226 p.
MENDES, Nataniel. BNCC e o professor de literatura: água que corre entre pedras, Rio de Janeiro, Teias, v. 21, n. 63, p. 135 – 147, out./dez., 2020.
ORDINE, Nuccio. A utilidade do inútil: um manifesto. Tradução de Luiz Carlos Bombassaro. 1ª Edição. São Paulo: Zahar, 2016, 224 p.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Literatura para todos. Literatura e sociedade, São Paulo, v. 11, n. 9, , p. 17 – 29, 2006.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. O ensino de literatura. In: PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. 1ª Edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, 296 p.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Helena Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani. A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p. 17 – 48.
WALTY, Ivete Lara Camargos. Literatura e escola: anti-lições. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Helena Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani. A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p. 17 – 48.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2024-07-29
Publicado em 2025-01-31