UMA CENTELHA NA ESCURIDÃO
O LUGAR DA LITERATURA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2025864Keywords:
Literature; School; Literatura schooling; Contemporary society.Abstract
This article aims to discuss the relationship between literature and school, dealing of the tensions existing of the process of literature schooling, emphasizing, specially, the way in which political and social aspects, represented by school curriculum, creat difficulties to work with literature. Therefore, we seek to think about the silencing of literature in contemporary school and of the importance of literature schooling as a form the resistance to barbarism and the dehumanization process. For that, we use the author as a Candido (2012); Perrone-Moisés (2006, 2016) Soares (2001); Ordine (2016); Cosson (2006, 2020) and other that assist us to think the literature schooling process and the demands the contemporary school.
Metrics
References
BANDEIRA, Manuel. Estrela da Vida Inteira. 20ª edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993, 464 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério de Educação e Cultura, 2018, 600 p.
BUARQUE, Chico. Chapeuzinho Amarelo. Ilustração de Ziraldo. 17ª Edição. Rio de Janeiro: José Olympo, 2006, 25 p.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: LIMA, Aldo et al. O direito à literatura. 1ª Edição. Recife: Editora Universitária UFPE, 2012, 156 p.
CECHINEL, A. Semiformação Literária: a instrumentalização da literatura na nova BNCC, Porto Alegre, Educação & Realidade, v. 44, n. 4, p. 1 - 13, 2019.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2ª Edição. São Paulo: Editora Contexto, 2006, 146 p.
COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino de literatura. 1ª Edição. São Paulo: Contexto, 2020, 226 p.
MENDES, Nataniel. BNCC e o professor de literatura: água que corre entre pedras, Rio de Janeiro, Teias, v. 21, n. 63, p. 135 – 147, out./dez., 2020.
ORDINE, Nuccio. A utilidade do inútil: um manifesto. Tradução de Luiz Carlos Bombassaro. 1ª Edição. São Paulo: Zahar, 2016, 224 p.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Literatura para todos. Literatura e sociedade, São Paulo, v. 11, n. 9, , p. 17 – 29, 2006.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. O ensino de literatura. In: PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. 1ª Edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, 296 p.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Helena Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani. A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p. 17 – 48.
WALTY, Ivete Lara Camargos. Literatura e escola: anti-lições. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Helena Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani. A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p. 17 – 48.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2024-07-29
Published 2025-01-31