A LITERATURA-ARTE NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

UM ESTADO DA ARTE

Autores

  • Jéssica Oliveira de Pádua PPGED/UFRN
  • Alessandra Cardoso de Freitas Federal University of Rio Grande do Norte: Natal, NATAL, BR

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025906

Palavras-chave:

: Literatura-arte, pesquisa em educação, arte literária, experiência estética.

Resumo

O texto apresenta parte da pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte intitulada “Ler com Arte: a arte como potência na mediação literária”. Tem como objetivo apresentar e refletir sobre o estado da arte da pesquisa em educação que relaciona a Literatura ao seu aspecto estético representado pelo conceito de Literatura-arte, baseado em Souza (2011) e nos estudos de Dewey (2010) e Eco (2003). A discussão busca debater a percepção da arte literária ligada ao viés utilitário e moralizante, elencado à literatura infantil desde a sua origem. Sobretudo, busca evidenciar a literatura como

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alessandra Cardoso de Freitas , Federal University of Rio Grande do Norte: Natal, NATAL, BR

Graduada em Pedagogia (1995) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com Mestrado (2002) e Doutorado (2005) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFRN). Professora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa Ensino e Linguagem (UFRN). Pesquisa na área de Educação com interface em Letras e Psicologia, investigando temas relacionados a formação do leitor: literatura infantil, linguagem, leitura, argumentação, mediação pedagógica, contação e recontação de histórias na educação infantil.

Referências

AMARILHA, M. Estão mortas as fadas? Literatura infantil e prática pedagógica. Vozes, Petrópolis; Natal: EDUFRN, 1997. 93 p.

CÂNDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Revista para publicação em, v. 8, p. 8, 1972. 12 p.

________. O direito a literatura. IN: O direito à literatura / organizadores: Aldo de Lima...[et al.] – Recife : Ed. Universitária da UFPE, 2012. p.12-35.

DEWEY. J. Ter uma experiencia. IN: Arte como experiencia. Org. Jo Ann Boydston; São Paulo: Martins Fontes, 2010. p. 109-141.

DUARTE JUNIOR, J. F. Por que Arte-educação? 7ª ed. Campinas: Papirus, 1994. 78p.

GRAVES, M. F.; GRAVES, B.B. The scaffolding reading experience: a flexible framework for helping students get the most out of text. In: Reading. UK. April.1995. 19 p.

GROSSI, M. E. de A. A literatura infantil pelo olhar da criança. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. - Belo Horizonte, 2018. 251 p. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BA7M7M/1/tese__doutorado___maria_elisa.pdf Acesso em 25 de maio de 2023.

JAUSS, H. R. o prazer estético e as experiências fundamentais da poiesis, aisthesis e katharsis. IN: A Literatura e o leitor: textos de estética da recepção. coordenação e tradução de Luiz Costa Lima. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 85-104.

NEGRÃO, Z. A. A Cartola Mágica das Palavras: o encantamento na formação do leitor. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Londrina, 2018. 164 p. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/3276/1/LD_PPGEN_M_Negr%C3%A3o%2C%20Zenaide%20Aparecida_2018.pdf Acesso em 25 de maio de 2023.

PETIT, M. A arte de ler ou como resistir as adversidades. Tradução Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Editora 34, 2009. 304 p.

_______. Ler o mundo: experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. Trad. Julia Vidile – 1 ed. - São Paulo: Editora 34, 2019. 208 p.

SOUZA, Daniele Medeiros de. Uma janela sobre literatura-arte, uma janela sobre literatura-educação. In: JALLES, Antonia Fernanda. Arte e cultura na infância. Keila Barreto de Araújo (orgs) – Natal, RN: EDUFRN, 2011.p.88-106.

VIGOTSKY, L.S. Psicologia pedagógica. Coleção textos de psicologia. - 2 ed - São Paulo WMF Martins Fontes, 2004. p.323-364,

ZUMTHOR, P. Performance, Recepção e Leitura. Tradução: Jerusa Pires Ferreira, Suely Fenerich. São Paulo, COSACNAIF: 1990. 125p.

Downloads

Publicado

2025-08-23

Como Citar

Oliveira de Pádua, J., & Cardos de Freitas, A. . (2025). A LITERATURA-ARTE NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: UM ESTADO DA ARTE. Revista Brasileira De Alfabetização, (23). https://doi.org/10.47249/rba2025906

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2024-01-31
Aceito em 2025-01-21
Publicado em 2025-08-23