“O QUE QUER” A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NO BRASIL: O COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA EM QUESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.117Keywords:
Base Nacional Curricular Comum. Componente Curricular de Língua Portuguesa. Ensino de Língua Materna.Abstract
Este texto tem como foco de discussão a área de Linguagens, sobretudo o Componente Curricular Língua Portuguesa previsto no Documento de referência para discussão da Base Nacional Comum Curricular. Primeiramente, acenamos um panorama histórico que procurou problematizar “o que quer a BNCC”. Posteriormente, discutimos a questão: “o que quer a BNCC com o componente curricular Língua Portuguesa?”. Algumas considerações acenam que o Documento analisado propõe um modelo de currículo que venha facilitar a operacionalização das avaliações oficiais e, assim, um currículo para ser praticado na e pela escola brasileira, tal como lhe será prescrito pelo documento final. No tocante à Língua Portuguesa, quer que os gêneros discursivos sejam tratados de forma estrutural/funcional e não dialógica, evidenciando a cisão escola-vida nos processos de ensinaraprender.
Metrics
References
ANDRADE, Dalton Francisco de; TAVARES, Heliton Ribeiro; VALLE, Raquel da Cunha. Teoria da resposta ao item: conceitos e aplicações. 2000.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich; VOLOCHÍNOV. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
BARROS, Maria Emília de Rodat de Aguiar Barreto. A língua portuguesa na escola: Percurso e perspectiva. Interdisciplinar. v. 6, nº. 6 ‐ p. 35‐56 – Jul/Dez de 2008.
BRASIL, MEC, PCN LP – 3º e 4º CICLOS, 1998.
BRASIL. MEC, SEF. PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL CONTINUADO: ALFABETIZAÇÃO, 1999
BRASIL, PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE – 2014-2024 – BRASÍLIA: CÂMARA DOS DEPUTADOS, EDIÇÕES CÂMARA, 2016.
BRASIL, PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE – 2014-2024 – BRASÍLIA: CÂMARA DOS DEPUTADOS, EDIÇÕES CÂMARA, 2014.
CUNHA, D. A. C. da. Uma análise de concepções e conceitos: linguagem, língua, sentido, significação, gênero e texto. In: SOUZA, M. E. V.; VILAR, S. de F. P. (orgs.). Parâmetros curriculares em questão: ensino médio. João Pessoa: Ed. Universitária / UFPB, 2004. p. 27-47.
GERALDI, Corinta. Parâmetros curriculares nacionais? In: Revista Ciência & ensino. n. 1, set de 1996.
GERALDI, João Wanderley. Informações extraídas do site: <http://appprova.com.br/2015/03/19/tri-o-que-e-escala-de-habilidades/>. Acesso em: 14 fev. 2016.
GODINHO. Regina. A. As relações sons e letras/letras e sons em livros didáticos de alfabetização (PNLD 2010): limitações e desafios ao encontro de uma abordagem discursiva de linguagem. Tese. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.
MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Comum para Currículos: direitos de aprendizagem e desenvolvimento para quem? Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 133, p. 891-908, out.-dez., 2015.
ORLANDI, Eni. A Língua brasileira. In: Línguas do Brasil. Ciência e Cultura. Revista da SBPC. Ano 57, n° 2. Abril – Junho de 2005. p. 29-30.
PERONI, Vera Maria Vidal. Políticas públicas e gestão da educação em tempos de redefinição do papel do Estado. Texto apresentado na Anped Sul, 2008.
______. Reforma do Estado e a tensão entre o público e o privado. Disponível em: <http://www.ongcidade.org/site/arquivos/artigos/veraperoni46d47ab52c390.pdf>. Acesso em: 20 set. 2007.
______. Avaliação institucional em tempos de redefinição do papel do Estado. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (PBPAE): Associação Nacional de Política e Administração da Educação, Porto Alegre: Editora Maria Beatriz Luce, v. 25, n. 2, p. 285-300, maio-ago. 2009.
STIEG, Vanildo. A questão do discurso oficial sobre o ensino da leitura e da escrita em anos recentes no Brasil (2000-2009). Revista Pró-discente, v. 16, n. 1, 2010. Site:< http://www.periodicos.ufes.br/PRODISCENTE/article/view/5762>. Acesso em: 22 maio 2016.
______. A alfabetização no contexto do discurso de letramento: propostas e práticas. São Carlos, SP: Pedro & João, 2014.
WARDE, Miriam Jorge; HADDAD, Sérgio (orgs.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2017-01-06
Published 2017-01-06