“O QUE QUER” A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NO BRASIL: O COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA EM QUESTÃO

Auteurs

  • Regina Godinho de Alcântara
  • Vanildo Stieg

DOI :

https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.117

Mots-clés :

Base Nacional Curricular Comum. Componente Curricular de Língua Portuguesa. Ensino de Língua Materna.

Résumé

Este texto tem como foco de discussão a área de Linguagens, sobretudo o Componente Curricular Língua Portuguesa previsto no Documento de referência para discussão da Base Nacional Comum Curricular. Primeiramente, acenamos um panorama histórico que procurou problematizar “o que quer a BNCC”. Posteriormente, discutimos a questão: “o que quer a BNCC com o componente curricular Língua Portuguesa?”. Algumas considerações acenam que o Documento analisado propõe um modelo de currículo que venha facilitar a operacionalização das avaliações oficiais e, assim, um currículo para ser praticado na e pela escola brasileira, tal como lhe será prescrito pelo documento final. No tocante à Língua Portuguesa, quer que os gêneros discursivos sejam tratados de forma estrutural/funcional e não dialógica, evidenciando a cisão escola-vida nos processos de ensinaraprender.

Métriques

Chargements des métriques ...

Références

ANDRADE, Dalton Francisco de; TAVARES, Heliton Ribeiro; VALLE, Raquel da Cunha. Teoria da resposta ao item: conceitos e aplicações. 2000.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich; VOLOCHÍNOV. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

BARROS, Maria Emília de Rodat de Aguiar Barreto. A língua portuguesa na escola: Percurso e perspectiva. Interdisciplinar. v. 6, nº. 6 ‐ p. 35‐56 – Jul/Dez de 2008.

BRASIL, MEC, PCN LP – 3º e 4º CICLOS, 1998.

BRASIL. MEC, SEF. PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL CONTINUADO: ALFABETIZAÇÃO, 1999

BRASIL, PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE – 2014-2024 – BRASÍLIA: CÂMARA DOS DEPUTADOS, EDIÇÕES CÂMARA, 2016.

BRASIL, PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE – 2014-2024 – BRASÍLIA: CÂMARA DOS DEPUTADOS, EDIÇÕES CÂMARA, 2014.

CUNHA, D. A. C. da. Uma análise de concepções e conceitos: linguagem, língua, sentido, significação, gênero e texto. In: SOUZA, M. E. V.; VILAR, S. de F. P. (orgs.). Parâmetros curriculares em questão: ensino médio. João Pessoa: Ed. Universitária / UFPB, 2004. p. 27-47.

GERALDI, Corinta. Parâmetros curriculares nacionais? In: Revista Ciência & ensino. n. 1, set de 1996.

GERALDI, João Wanderley. Informações extraídas do site: <http://appprova.com.br/2015/03/19/tri-o-que-e-escala-de-habilidades/>. Acesso em: 14 fev. 2016.

GODINHO. Regina. A. As relações sons e letras/letras e sons em livros didáticos de alfabetização (PNLD 2010): limitações e desafios ao encontro de uma abordagem discursiva de linguagem. Tese. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.

MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Comum para Currículos: direitos de aprendizagem e desenvolvimento para quem? Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 133, p. 891-908, out.-dez., 2015.

ORLANDI, Eni. A Língua brasileira. In: Línguas do Brasil. Ciência e Cultura. Revista da SBPC. Ano 57, n° 2. Abril – Junho de 2005. p. 29-30.

PERONI, Vera Maria Vidal. Políticas públicas e gestão da educação em tempos de redefinição do papel do Estado. Texto apresentado na Anped Sul, 2008.

______. Reforma do Estado e a tensão entre o público e o privado. Disponível em: <http://www.ongcidade.org/site/arquivos/artigos/veraperoni46d47ab52c390.pdf>. Acesso em: 20 set. 2007.

______. Avaliação institucional em tempos de redefinição do papel do Estado. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (PBPAE): Associação Nacional de Política e Administração da Educação, Porto Alegre: Editora Maria Beatriz Luce, v. 25, n. 2, p. 285-300, maio-ago. 2009.

STIEG, Vanildo. A questão do discurso oficial sobre o ensino da leitura e da escrita em anos recentes no Brasil (2000-2009). Revista Pró-discente, v. 16, n. 1, 2010. Site:< http://www.periodicos.ufes.br/PRODISCENTE/article/view/5762>. Acesso em: 22 maio 2016.

______. A alfabetização no contexto do discurso de letramento: propostas e práticas. São Carlos, SP: Pedro & João, 2014.

WARDE, Miriam Jorge; HADDAD, Sérgio (orgs.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

Téléchargements

Publiée

2017-01-06

Comment citer

Godinho de Alcântara, R., & Stieg, V. (2017). “O QUE QUER” A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NO BRASIL: O COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA EM QUESTÃO. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(3). https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.117

Numéro

Rubrique

TEMA LIVRE
Reçu dans 2017-01-06
Accepté en 2017-01-06
Publié dans 2017-01-06