DUAS TECNOLOGIAS DE UM LIVRO
ALFABETIZAR EM LINGUAGENS
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2020456Keywords:
Multimodalidade, Literatura infantil, Livro digital, LeituraAbstract
A fim de abordar questões de letramento e alfabetização de crianças, em especial sob uma perspectiva semiótica que considera a multimodalidade como aspecto fundante de certos materiais, elegeremos e analisaremos um livro de “literatura infantil”, produzido por uma casa editorial brasileira, em versões impressa e digital, tratando de apontar elementos que os tornam objetos de ler multimodais, de modos diferentes, e que relações isso estabelece com o aprendizado da leitura, desde tenra infância, com a mediação do/a professor/a. A formação de professores/as também está em pauta, na medida em que é necessário pensar sobre tecnologias digitais e novas possibilidades de leitura no processo de alfabetização contemporâneo, isto é, posicionando-se no contexto atual de possibilidades/oportunidades midiáticas inescapáveis (smartphones e telas de todo tipo).
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2020-11-02
Published 2020-12-03