DUAS TECNOLOGIAS DE UM LIVRO
ALFABETIZAR EM LINGUAGENS
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2020456Palabras clave:
Multimodalidade, Literatura infantil, Livro digital, LeituraResumen
A fim de abordar questões de letramento e alfabetização de crianças, em especial sob uma perspectiva semiótica que considera a multimodalidade como aspecto fundante de certos materiais, elegeremos e analisaremos um livro de “literatura infantil”, produzido por uma casa editorial brasileira, em versões impressa e digital, tratando de apontar elementos que os tornam objetos de ler multimodais, de modos diferentes, e que relações isso estabelece com o aprendizado da leitura, desde tenra infância, com a mediação do/a professor/a. A formação de professores/as também está em pauta, na medida em que é necessário pensar sobre tecnologias digitais e novas possibilidades de leitura no processo de alfabetização contemporâneo, isto é, posicionando-se no contexto atual de possibilidades/oportunidades midiáticas inescapáveis (smartphones e telas de todo tipo).
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Aceptado 2020-11-02
Publicado 2020-12-03