DUAS TECNOLOGIAS DE UM LIVRO

ALFABETIZAR EM LINGUAGENS

Auteurs

  • Ana Elisa Ribeiro CEFET-MG
  • Amanda Ribeiro Barbosa CEFET-MG

DOI :

https://doi.org/10.47249/rba2020456

Mots-clés :

Multimodalidade, Literatura infantil, Livro digital, Leitura

Résumé

A fim de abordar questões de letramento e alfabetização de crianças, em especial sob uma perspectiva semiótica que considera a multimodalidade como aspecto fundante de certos materiais, elegeremos e analisaremos um livro de “literatura infantil”, produzido por uma casa editorial brasileira, em versões impressa e digital, tratando de apontar elementos que os tornam objetos de ler multimodais, de modos diferentes, e que relações isso estabelece com o aprendizado da leitura, desde tenra infância, com a mediação do/a professor/a. A formação de professores/as também está em pauta, na medida em que é necessário pensar sobre tecnologias digitais e novas possibilidades de leitura no processo de alfabetização contemporâneo, isto é, posicionando-se no contexto atual de possibilidades/oportunidades midiáticas inescapáveis (smartphones e telas de todo tipo).

Métriques

Chargements des métriques ...

Téléchargements

Publiée

2020-12-03

Comment citer

Ribeiro , A. E., & Barbosa, A. R. . (2020). DUAS TECNOLOGIAS DE UM LIVRO: ALFABETIZAR EM LINGUAGENS. Revista Brasileira De Alfabetização, (13), 47–56. https://doi.org/10.47249/rba2020456

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ
Reçu dans 2020-10-21
Accepté en 2020-11-02
Publié dans 2020-12-03