(Im)possibilities of literacy and investigation in conditions of social isolation

Authors

  • Daniele Pampanini Dias Unicamp
  • Ana Luiza Bustamante Smolka Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2021495

Keywords:

literacy; social situation of development; public school; teaching relationships; historical-cultural perspective

Abstract

In this article, we problematize the contradictions of literacy in the context of social isolation, based on the investigative work carried out in a first grade class of a public elementary school. Anchored by the historical-cultural perspective of human development, in Vigotski's studies about the problem of the environment and the new formations produced by the activity of learning to read and write, we investigate how the concrete conditions experienced affect the development of people in interaction, specifically the children in early literacy. The analyzes indicate to the specificities of the teaching relationships in the literacy process, as well as reiterating the fundamental importance of the school institution as a potent locus of human (trans)formation.

Metrics

Metrics Loading ...

References

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. 12. ed. Campinas-SP: Papirus, 1995.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

BRASIL. Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 de abr. 2019, Seção 1, p. 15. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/71137476/do1e-2019-04-11-decreto-n-9-765-de-11-de-abril-de-2019-71137431. Acesso em: 01 de fev. 2021

BRASIL. Medida provisória nº 934, de 1º de junho de 2020. Altera a Lei nº 9.394, de 20 dezembro de 1996. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 01 jun. 2020a. Seção 1, p. 1. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: 1 fev. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP Nº 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 01 jun. 2020b. Seção 1, p. 32. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14511-pcp005-20&category_slud=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 1 fev. 2021.

CLOT, Y. Trabalho e poder de agir. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

COSTA, E. V.; LYRA, M. C. D. P. Como a mente se torna social para Barbara Rogoff? A questão da centralidade do sujeito. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 637-647, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300017&lng=en&nrm=iso. Acesso em 20 de maio 2021.

CURY, C. R. J. Educação escolar e pandemia. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 8-16, 2020.

EM REDE, A. Alfabetização em rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia covid-19 - relatório técnico (parcial). Revista Brasileira De Alfabetização, (13), 185-201. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/465

FERREIRA, L. H; BARBOSA, A. Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa

FIOR, C. A.; MARTINS, M. J. A docência universitária no contexto de pandemia e o ingresso no ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–20, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24742.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREITAS, L. C. A internalização da exclusão. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 80, p. 299-325, set. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008000015&lng=en&nrm=iso

FREITAS, L. C. A avaliação e as reformas dos anos de 1990: novas formas de exclusão, velhas formas de subordinação. Educ. Soc., Campinas, v. 25, n. 86, p. 131-170, abr. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000100008&lng=en&nrm=iso

GLÓRIA, J. S.; FRADE, I. C. A. S. A alfabetização e sua relação com o uso do computador: o suporte digital como mais um instrumento de ensino-aprendizagem da escrita. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 31, n. 3, p. 339-358, Set. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000300339&lng=en&nrm=iso

IBGE. Instituto Brasileira de Geografia e Estatística. Programa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2018. 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101705. Acesso em: 01 fev. 2021

IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia. 2020. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10228. Acesso em: 01 fev. 2021

LEITE, S. A. (org.). Afetividade e práticas pedagógicas. São Paulo: Caso do Psicólogo, 2011.

LIBANEO, J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, mar. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022012000100002&lng=en&nrm=iso

LURIA, A. R. A psicologia experimental e o desenvolvimento infantil. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1988, p. 85-102.

MELLO, P. C. Sem escola, mais de 1,5 milhão de crianças estão em casa há 9 meses em SP. Folha de S. Paulo, São Paulo, 2 jan. 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2021/01/sem-escola-mais-de-15-milhao-de-criancas-estao-em-casa-ha-9-meses-em-sp.shtml. Acesso em: 01 de fev. 2021

NEVES, V. F. A. et al. Infância e Escolarização: a inserção das crianças no ensino fundamental. Educ. Real., Porto Alegre, v. 42, n. 1, p. 345-369, mar. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362017000100345&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 de maio 2021.

NOZU, W. C. S.; KASSAR, M. C. M. Escolarização de crianças e adolescentes pantaneiros em tempos de COVID-19. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa

PALHARES, I. Na periferia, faltam internet, computador e até mesmo papel e lápis para aulas a distância. Folha de S. Paulo, São Paulo, 8 maio. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/05/na-periferia-faltam-internet-computador-e-ate-mesmo-papel-e-lapis-para-aulas-a-distancia.shtml. Acesso em: 1 fev. 2021

PALHARES, I.; BERGAMO, M. Sem ir à escola, crianças esqueceram o nome da professora e como escrever o próprio nome. Folha de S. Paulo, São Paulo, 27 dez. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/12/sem-ir-a-escola-criancas-esqueceram-o-nome-da-professora-e-como-escrever-o-proprio-nome.shtml. Acesso em: 01 fev. 2021

PINO, Angel. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educ. Soc., Campinas, v. 21, n. 71, p. 45-78, jul. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000200003&lng=en&nrm=iso

PINO, A. Técnica e semiótica na era da informática. Contrapontos, Itajaí, v. 3, n. 2, p. 283-296, maio/ago. 2003. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/725

PINO, A. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na

perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo, 2005.

ROGOFF, B. Apprenticeship in thinking. New York: Oxford, 1990.

SANTOS, S. O; ARENA, D. B. Alfabetização e aplicativos de troca de mensagens. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(8), 2018. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/297

SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Boitempo editorial, 2020.

SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SMOLKA, A. L. B. Sobre significação e sentido: uma contribuição à proposta de Rede de Significações. In: ROSSETTI-FERREIRA, M. C., AMORIM, K. S., SILVA, A. P. S.; CARVALHO, A. M. A. (org.). Rede de Significações e o Estudo do Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed. 2004

SMOLKA, A. L. et al. As relações de ensino na escola. In: Multieducação: Temas em debate. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Educação, 2007.

SMOLKA, A. L. B. Ensinar e significar: as relações de ensino em questão ou das (não)coincidências nas relações de ensino. In: SMOLKA, A. L. B.; NOGUEIRA, A. L. H. Questões de desenvolvimento humano: práticas e sentidos. Campinas: Mercado de Letras, 2010a.

SMOLKA, A. L. B. A atividade de leitura e o desenvolvimento das crianças: considerações sobre a constituição de sujeitos-leitores. In: SMOLKA, A. L. B.; SILVA,

E. T.; BORDINI, M. G.; ZILBERMAN, R. Leitura e desenvolvimento da linguagem. 2. ed. São Paulo: Global, 2010b, p. 23-41.

SMOLKA, A. L. B. Relações de ensino e desenvolvimento humano: reflexões sobre as (trans)formações na atividade de (ensinar a) ler e escrever. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(9), 2019. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/314

SOUZA, F. F.; DAINEZ, D. Educação Especial e Inclusiva em tempos de pandemia: o lugar de escola e as condições do ensino remoto emergencial. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa

VIGOTSKI, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1988, p. 103-117.

VIGOTSKI, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VIGOTSKI, L. S. Manuscrito de 1929. Educação & Sociedade, ano XXI, n. 71, jul. 2000. Disponível em: www.scielo.br/pdf/es/v21n71/a02v2171.pdf

VIGOTSKI, L. S. Sete aulas sobre os fundamentos da pedologia. Rio de Janeiro: E-papers, 2018.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. Vol III: Problemas del desarrollo de la psique. Madrid: Machado Grupo de Distribución, 2012a.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. Vol IV: Paidología del adolescente/Problemas de la psicología infantil. Madrid: Machado Grupo de Distribución, 2012b.

Published

2021-07-04

How to Cite

Pampanini Dias, D., & Bustamante Smolka, A. L. (2021). (Im)possibilities of literacy and investigation in conditions of social isolation. Revista Brasileira De Alfabetização, (14), 228–244. https://doi.org/10.47249/rba2021495

Issue

Section

TEMA LIVRE
Received 2021-03-09
Accepted 2021-05-17
Published 2021-07-04