DAS (IM)POSSIBILIDADES DE SE ALFABETIZAR E INVESTIGAR EM CONDIÇÕES DE ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

  • Daniele Pampanini Dias Unicamp
  • Ana Luiza Bustamante Smolka Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2021495

Palavras-chave:

alfabetização; situação social de desenvolvimento; escola pública; relações de ensino; perspectiva histórico-cultural

Resumo

Problematizamos neste artigo as con(tra)dições de se alfabetizar no contexto de isolamento social, a partir do trabalho investigativo realizado em uma turma de 1º ano do ensino fundamental, de uma escola pública municipal. Ancoradas na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, nos estudos de Vigotski sobre o problema do meio e das novas formações produzidas pela atividade de aprender a ler e a escrever, indagamos como as condições concretas vivenciadas afetam o desenvolvimento das pessoas em interação, especificamente as crianças em fase inicial de alfabetização. As análises apontam para as especificidades das relações de ensino no processo de alfabetização, bem como reiteram a importância fundamental da instituição escolar como potente lócus de (trans)formação humana.

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Publicado

2021-07-04

Como Citar

Pampanini Dias, D., & Bustamante Smolka, A. L. (2021). DAS (IM)POSSIBILIDADES DE SE ALFABETIZAR E INVESTIGAR EM CONDIÇÕES DE ISOLAMENTO SOCIAL. Revista Brasileira De Alfabetização, (14), 228-244. https://doi.org/10.47249/rba2021495

Edição

Seção

TEMA LIVRE