Português
Português
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022619Keywords:
Child Education. Literacy. Literacy. Pedagogical Practice.Abstract
This article tries to give visibility to the initial reading instruction with little children, that many times are developing with an unnoticed way or without recognition for your participants. This is a study that looks at the reports that teachers of children between four and five years old tell in relation to the practices they develop in their work routines, specifically literacy. The theoretical foundation is based on Cultural History, allowing, therefore, in the context of education, the problematization of the specific ways of doing in everyday life. The study takes to reference a research made at the Campinas region (São Paulo), that adopted as methodology the Oral History. The teachers' speeches give visibility to several pedagogical work proposals, highlighting in the reports a playful perspective present in the teaching of written language.
Metrics
References
ALBERTI, Verena. Ouvir contar: textos em história oral – 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004, 196 pgs.
AMADO, Janaína. O grande mentiroso: tradição, veracidade e imaginação em História Oral. 1ª ed. v. 14, São Paulo: Editora História, 1995, pg. 125-136.
AUTOR, 2002.
BARBOSA, Maria Carmem Silveira. A Rotina nas Pedagogias da Educação Infantil: dos
binarismos à complexidade. Currículo sem Fronteiras. v.6, n.1, p. 56-69, Jan./Jun.2006.
Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol6iss1articles/barbosa.pdf. Acesso em 15 abril 2022.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular, BNCC, 2017. Ministério da Educação. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 17 de abril de 2022.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. 22 ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2014, 320 pgs.
CERTEAU, Michel. Teoria e Método no Estudo das Práticas Cotidianas. In: SZMRECSANY, Maria Irene. (org.) Cotidiano, cultura popular e planejamento urbano. (Anais do encontro). São Paulo: Editora: FAU/USP, 1985, 161 pgs.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 60 ed., São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996, 144 pgs.
GINZBURG, Carlo. Relações de força: história, retórica, prova. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, 216 pgs.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. 1 ed., São Paulo: Companhia das Letras, 1989, 288 pgs.
KLEIMAN, Ângela. B. Projetos de letramento na Educação Infantil. Revista Caminhos em linguística aplicada. Taubaté, Editora UNITAU. Volume 1, Número 1, 2009. p. 1-10. Disponível em:
www.unitau.br/caminhosla Acesso em: 18 de abril de 2022.
KLEIMAN, Angela. B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Campinas: Editora Unicamp, 2005, 65 pgs.
KLEIMAN, Angela. Os significados do letramento. Uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. 1 ed. Campinas, Editora Mercado das letras, 1995, 296 pgs.
PIMENTEL, Edna Furukawa, MONTENEGRO, Zilda Maria C. Aproximações do paradigma indiciário com o pensamento freiriano: uma construção possível? Práxis Educacional, Vitória da Conquista n. 3, 2007. Disponível: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/537/433 Acesso em: 18 de abril de 2022.
PINHEIRO, Márcia Aparecida da Silva. A formação profissional na prática cotidiana: o que nos contam as educadoras de creche. 2006, 146 pgs. Dissertação. Universidade Estadual de Campinas.
PORTELLI, Alessandro. História oral como arte da escuta. 1 ed. São Paulo: Editora Letra e voz, 2016, 157 pgs.
PORTELLI, Alessandro. História Oral como gênero. Revista do programa de estudos pós-graduados de história. São Paulo, ed. 22. Jun. 2001. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/10728/7960 Acesso em: 14 de abril de 2022.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Concepções de leitura e suas consequências no ensino.
Perspectiva. Florianópolis, v.17, n. 31, p. 11 - 19, jan./jun. 1999. Disponível em:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/10708/10213 Acesso em: 24 de abril de 2022.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4 ed., Belo Horizonte: Editora Autentica, 2009, 128 pgs.
STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014, 240 pgs.
VIEIRA, Lívia Maria Fraga Vieira. A formação do profissional da educação infantil no Brasil no contexto da legislação, das políticas e da realidade do atendimento. Campinas, n. 1, Revista Pro-Posições, Campinas, v. 10, n° 1, pg 28 -39. Mar de 1999. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644098/11536
Acesso em: 15 de março de 2022.
VON SIMSON, Olga R. de Moraes. Folguedo Carnavalesco, memória e identidade sócio-cultural. Revista: Resgate, Campinas, v. 2, n. 2. Pgs. 53 – 60. Jul – Dez. 1991.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2022-06-18
Published 2022-07-05