PRÁTICAS DE LETRAMENTO COM CRIANÇAS PEQUENAS
POSSIBILIDADES NA ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022619Palabras clave:
Educação Infantil. Alfabetização. Letramento. Prática pedagógica.Resumen
Este artigo busca dar visibilidade às práticas de letramento com crianças pequenas, que muitas vezes se desenvolvem de forma pouco documentada ou mesmo sem reconhecimento/valorização por parte de seus participantes. Trata-se de um estudo que dirige o olhar aos relatos que as professoras de crianças entre quatro e cinco anos contam em relação às práticas que desenvolvem em suas rotinas de trabalho, especificamente à alfabetização. A fundamentação teórica se fundamenta na História Cultural, permitindo, portanto, no âmbito da educação, a problematização dos modos próprios dos fazeres no cotidiano. O estudo se referencia em uma pesquisa desenvolvida na região de Campinas (São Paulo) que adotou a abordagem metodológica da História Oral. As falas das professoras dão visibilidade a diversas propostas de trabalho pedagógico destacando-se nos relatos uma perspectiva lúdica presente no ensino da língua escrita.
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Aceptado 2022-06-18
Publicado 2022-07-05