PRÁTICAS DE LETRAMENTO COM CRIANÇAS PEQUENAS

POSSIBILIDADES NA ALFABETIZAÇÃO

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47249/rba2022619

Mots-clés :

Educação Infantil. Alfabetização. Letramento. Prática pedagógica.

Résumé

Este artigo busca dar visibilidade às práticas de letramento com crianças pequenas, que muitas vezes se desenvolvem de forma pouco documentada ou mesmo sem reconhecimento/valorização por parte de seus participantes. Trata-se de um estudo que dirige o olhar aos relatos que as professoras de crianças entre quatro e cinco anos contam em relação às práticas que desenvolvem em suas rotinas de trabalho, especificamente à alfabetização. A fundamentação teórica se fundamenta na História Cultural, permitindo, portanto, no âmbito da educação, a problematização dos modos próprios dos fazeres no cotidiano. O estudo se referencia em uma pesquisa desenvolvida na região de Campinas (São Paulo) que adotou a abordagem metodológica da História Oral. As falas das professoras dão visibilidade a diversas propostas de trabalho pedagógico destacando-se nos relatos uma perspectiva lúdica presente no ensino da língua escrita.

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Publiée

2022-07-05

Comment citer

Silva, M., & Guedes-Pinto, A. L. . (2022). PRÁTICAS DE LETRAMENTO COM CRIANÇAS PEQUENAS: POSSIBILIDADES NA ALFABETIZAÇÃO. Revista Brasileira De Alfabetização, (17). https://doi.org/10.47249/rba2022619

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ
Reçu dans 2022-04-30
Accepté en 2022-06-18
Publié dans 2022-07-05