LITERACY AND EMERGENCY REMOTE TEACHING
EVIDENCE FROM THE WHATSAPP CLASSROOM
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023680Keywords:
Alfabetização. Ensino remoto. Práticas curriculares.Abstract
This article investigated the curricular practices of reading and writing most proposed by literacy teachers and their relationships with the facets of literacy in remote teaching. Data collection took place through immersion in a digital application (WhatsApp), used by the literacy teacher for the development of Emergency Remote Teaching. Through the mapping of the curricular practices of the literacy teacher, it was identified in her didactic referrals the approach to literacy with a focus on the three facets of literacy: linguistic, interactive and sociocultural. The results showed that the literacy teacher used the Portuguese Didactic Book as a reference for the development of her curricular practices; proposed parallel activities complementary to the contents covered suggested by the textbook. We emphasize the attempt to reinvent their pedagogical practices, adapting to the Emergency Remote Teaching model by incorporating digital resources and multimodal texts in the proposition of synchronous and asynchronous activities through WhatsApp.
Metrics
References
BRASIL. Lei N° 13.979, de 06 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência
de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Lex
Coletânea de Legislação e jurisprudência, Brasília, Diário Oficial da União, nº 55G, seção 1 – Extra, P1, 2020.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/Lei/L13979.htm. Acesso em: 25 maio.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em:
Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base (mec.gov.br). Acesso em: 25 maio 2021.
COLELLO, S. M. Gaparian. Alfabetização ou alfabetização digital. International Studies on Law and Education.
CEMOrOc-Feusp / IJI-Univ. do Porto, 2016.
COLELLO, S. M. G. Alfabetização em tempos de pandemia. Convenit Internacional 35. Cemoroc-Feusp, jan./
abr., 2021.
FERREIRA, G. Linhas de caderno: agradecimento ao professor. Cavan, 2021. Disponível em: https://
escolapequenaestrela.com.br/wp-content/uploads/2021/04/Linhas-de-Caderno-Agradecimento-ao-Professor-
Imagem-para-Blog-1-1.pdf acesso em: 30 de abril de 2021.
MACEIÓ, Secretária Municipal de Educação. Portaria nº 69, de 20 de abril de 2020. Disponível em: Prefeitura
Municipal de Maceió (diariomunicipal.com.br). Acesso em: 04 maio 2021.
MACHADO, Ana Maria. Menina Bonita do laço de fita. Rio de Janeiro: Ática, 2000.
MARTINS, T. M. O. A netnografia como metodologia para conhecer o trabalho de professores da cultura digital,
Disponível em: https://jovensemrede.files.wordpress.com/2012/02/tatiane-marques-de-oliveira-martins-anetnografia-
como-metodologia-para-conhecer-o-trabalho-de-professores-da-cultura-digital-texto.pdf. Acesso
em: 16 abr. 2022.
MORAIS, A. G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.
FREITAS, M. T. Letramento digital e formação de professores. Belo Horizonte: Educação em Revista, v. 26, n. 3,
p. 335-352, dez, 2010.
RIBEIRO, A. E. F. Letramento digital e ensino remoto: reflexões sobre práticas. Maceió: Debates em Educação,
v. 12, p. 446-460, dez. 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/
view/10757. Acesso em: 11 jan. 2020.
SANTOS, A. C.; SANTOS, N. A.; SANTOS, W. P. Tecnologias digitais e educação escolar em tempos de pandemia
da Covid-19: Percepções de professores/as de Língua Portuguesa. Educação, Sociedade & Culturas, n. 59, p.
-115, 2021.
SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
SOARES, M. B. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Campinas: Educ. Soc, vol. 23, n.
p. 143-160, dez. 2002.
SOARES, M. Alfabetização e letramento: na cultura do papel e na cultura das telas. [S.L, S.N], 2021. 1 vídeo
(2:27:59). [Live]. Publicado pelo Canal Gellite UFAL. Disponível em: <https://youtu.be/okVYiJPNqe8>. Acesso
em: 04 maio 2021.
SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e escrever. São Paulo: Contexto, 2020
TRICONI, A.; BERTIN, T.; MARCHEZI, V. Ápis Livro Língua Portuguesa: 2º ano, séries iniciais. 3. ed, São Paulo:
Ática, 2017.
YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.
YIN, R. K. Pesquisa qualitativa: do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2023-05-31
Published 2023-06-30