ALFABETIZAÇÃO E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
EVIDÊNCIAS DA SALA DE AULA WHATSAPP
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023680Palabras clave:
Alfabetização. Ensino remoto. Práticas curriculares.Resumen
Este artigo investigou as práticas curriculares de leitura e escrita mais propostas por professores alfabetizadores e suas relações com as facetas de alfabetização no ensino remoto. A coleta de dados ocorreu por meio da imersão em um aplicativo digital (WhatsApp), utilizado pela professora alfabetizadora para o desenvolvimento do Ensino Remoto Emergencial. Por meio do mapeamento das práticas curriculares da professora alfabetizadora, identificou-se em seus encaminhamentos didáticos a abordagem da alfabetização com foco nas três facetas da alfabetização: linguística, interativa e sociocultural. Os resultados apontaram que a professora alfabetizadora utilizava o Livro Didático de Português como referência para o desenvolvimento de suas práticas curriculares; propunha atividades paralelas complementares aos conteúdos abordados sugeridas pelo livro didático. Ressalta-se a tentativa de reinvenção de suas práticas pedagógicas, adaptando-se ao modelo de Ensino Remoto Emergencial ao incorporar recursos digitais e textos multimodais na proposição de atividades síncronas e assíncronas pelo WhatsApp.
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Aceptado 2023-05-31
Publicado 2023-06-30