ALFABETIZAÇÃO E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

EVIDÊNCIAS DA SALA DE AULA WHATSAPP

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023680

Palabras clave:

Alfabetização. Ensino remoto. Práticas curriculares.

Resumen

Este artigo investigou as práticas curriculares de leitura e escrita mais propostas por professores alfabetizadores e suas relações com as facetas de alfabetização no ensino remoto. A coleta de dados ocorreu por meio da imersão em um aplicativo digital (WhatsApp), utilizado pela professora alfabetizadora para o desenvolvimento do Ensino Remoto Emergencial.  Por meio do mapeamento das práticas curriculares da professora alfabetizadora, identificou-se em seus encaminhamentos didáticos a abordagem da alfabetização com foco nas três facetas da alfabetização: linguística, interativa e sociocultural.  Os resultados apontaram que a professora alfabetizadora utilizava o Livro Didático de Português como referência para o desenvolvimento de suas práticas curriculares; propunha atividades paralelas complementares aos conteúdos abordados sugeridas pelo livro didático. Ressalta-se a tentativa de reinvenção de suas práticas pedagógicas, adaptando-se ao modelo de Ensino Remoto Emergencial ao incorporar recursos digitais e textos multimodais na proposição de atividades síncronas e assíncronas pelo WhatsApp.

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Biografía del autor/a

Adriana Cavalcanti dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Pós-Doutora em Ciência da Educação pela Universidade de Porto – Portugal. Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didáticas da Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLITE). Contato: adricavalcanty@cedu.ufal.br

Amanda Loyse da Silva Alves, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas. E-mail: amanda.alves@cedu.ufal.br

Érica Raiane de Santana Galvão, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE-UAG)

Mestranda em Educação na Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didáticas da Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLITE). E-mail: ericaraiane7@gmail.com 

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Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Cavalcanti dos Santos, A. ., Loyse da Silva Alves, A., & Galvão, Érica R. de S. (2023). ALFABETIZAÇÃO E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: EVIDÊNCIAS DA SALA DE AULA WHATSAPP. Revista Brasileira De Alfabetização, (19), 1–12. https://doi.org/10.47249/rba2023680

Número

Sección

ARTIGOS
Recibido 2023-01-18
Aceptado 2023-05-31
Publicado 2023-06-30