A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES
ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS PARA ALFABETIZAÇÃO MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023689Keywords:
extensão universitária, alfabetização, formação docente, tecnologias de informaçãoAbstract
The purpose of this article is to discuss the potential of university extension in the training of teachers committed to the principles of literacy in a discursive perspective. It starts with the analysis of the materials and reports produced by the project students xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx about their experiences in literacy classes, in partnership with public school teachers, between 2020 and 2021. The didactic proposals mediated by technology, constructed by teachers and students as pedagogical alternatives in remote teaching, they ensured a) Attentive listening to speech-producing children; b) writing as a discursive practice (position of authorship); and c) the interactivity of games as a potential for literacy.
Metrics
References
AMORIM, Rejane.; CERDAS, Luciene. A autoria no processo didático pedagógico em meio digital. Revista Brasileira de Alfabetização. p.170 - 187, 2021. ISSN 2446-8584. https://doi.org/10.47249/rba2021453
BAKHTIN, Michael. Estética da criação verbal. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2018.
CERDAS, Luciene. Ser professor na pandemia: “Aula ao vivo está longe de ser nossa sala de aula”. Cadernos de Educação -UFPEL (Online). , v.1, p.1- 24, 2022. ISSN: 2178-079X Disponível em https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23032
COLELLO, Silvia M. Gasparian. Alfabetização: o Quê, Porquê e Como. Summus Editorial, 2021a.
COLELLO, Silvia Maria Gasparian. Alfabetização em tempos de pandemia. Convenit Internacional, 35 jan-abr 2021b, Cemoroc-Feusp, p. 1-22. Disponível em https://12f7a472-3151-ab81-d2e6-789a72c3925c.filesusr.com/ugd/2fea7f_259163cf13e84da09193e6beb76a673e.pdf
Acesso em 27 out. 2022
CONTRERAS, José. Relatos de experiencia, en busca de un saber pedagógico. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 14-30, jan./abr. 2016, Disponível em https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p14-30 Acesso em 17 mar. 2023
GATTI, Bernardete, A. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados. 34 (100), set./dez. 2020, pp. 29-41. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.003 Acesso em: 29 abr. 2022.
GERALDI, J. W. Alfabetização e letramento: perguntas de um alfabetizador que lê. In: ZACCUR, E. (org.). Alfabetização e letramento: o que muda quando muda o nome?. Rio de Janeiro: Rovelle, 2011, p.13-32.
GOULART, Cecília. Para início de conversa sobre os processos de alfabetização e de pesquisa. In: GOULART, Cecília.; GARCIA, Inez Helena Muniz; CORAIS, Maria Cristina. (org.) Alfabetização e discurso: dilemas e caminhos metodológicos. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2019, p. 13-45.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes (Org.) Retratos da alfabetização na pandemia da COVID-19: resultados de uma pesquisa em rede. São Paulo: Parábola, 2022, pp. 17-32. Disponível em https://www.dropbox.com/s/1yui7iko11h6h4s/Retratos.pdf?dl=0 Acesso em: 16 de ago. 2022.
OLIVEIRA, Sandra Alves de; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Jogos e Resolução de Problemas na Formação Continuada e em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais. Acta Scientiae, v.15, n.1, jan./abr. 2013.
PICCOLI, Luciana e CAMINI, Patrícia. Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade; Erechim: Edelbra, 2012.
RODRIGUES, Roberta Pereira de Paula; CRUZ, Giseli Barreto. Extensão universitária e a formação de professores no curso de pedagogia: (dis)Posições para além das competências. Formação em Movimento. v.3, i.1, n.5, jan./jun. 2021, p.165-186. Disponível em https://doi.org/10.38117/2675-181X.formov2021.v3i1n5.165-186 Acesso em 23 mar. 2023.
SMOLKA, Ana Luíza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita. São Paulo (SP): Cortez, 2012.
SOARES, Magda. Como fica a alfabetização e o letramento durante a pandemia?. [Entrevista cedida a] Emy Lobo. Futura. 08/09/2020. Disponível em https://www.futura.org.br/como-fica-a-alfabetizacao-e-o-letramento-durante-a-pandemia/?print=1 Acesso em 19 mar. 2023
UNDIME. Pesquisa Undime sobre Volta às Aulas, 2021. pp. 1-33. Disponível em https://undime.org.br/uploads/documentos/php0Sa2CH_61525521f2250.pdf Acesso em: 28 ago. 2021.
VIGOTSKI, Lev Semyonovich. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico São Paulo: Expressão Popular, 2018.
VOLÓCHINOV, Valentin. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2018.
ZABALZA, Miguel A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2023-10-31
Published 2023-12-04