A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES

ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS PARA ALFABETIZAÇÃO MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS

Autores

  • Luciene Cerdas UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023689

Palavras-chave:

extensão universitária, alfabetização, formação docente, tecnologias de informação

Resumo

Objetiva-se discutir o potencial da extensão na formação de alfabetizadores comprometidos com os princípios de uma alfabetização em perspectiva discursiva. Parte-se da análise dos materiais e relatos produzidos pelos extensionistas do projeto Parceria escola e universidade na alfabetização das crianças e na formação inicial de alfabetizadores sobre suas vivências em classes de alfabetização, na parceria com professores de escolas públicas, entre 2020 e 2021. As propostas didáticas mediadas pela tecnologia, construídas por professores e extensionistas como alternativas pedagógicas no ensino remoto, garantiram a) A escuta atenta de crianças produtoras de discurso; b) a escrita como prática discursiva (posição de autoria); e c) a interatividade dos jogos como potencializadora da alfabetização.

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

Cerdas, L. (2023). A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS PARA ALFABETIZAÇÃO MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS. Revista Brasileira De Alfabetização, (21), 1–19. https://doi.org/10.47249/rba2023689

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2023-03-24
Aceito em 2023-10-31
Publicado em 2023-12-04