“PRECISA DA AJUDA DE ALGUÉM QUE JÁ SABE”: SENTIDOS DE CRIANÇAS NÃO ALFABETIZADAS SOBRE A MEDIAÇÃO NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023719

Keywords:

Alfabetização; Mediação; Crianças não alfabetizadas; Sentidos infantis.

Abstract

The text discusses meanings attributed by children who were unable to become literate after the first three years of Elementary School on the literacy process. As part of a broader study that involves other axes of meanings, the cut highlights what children understand as being necessary for them to learn, as well as what hinders their learning. The research assumes a qualitative perspective and is guided by principles of the historical-cultural approach and M. Bakhtin's dialogism (FREITAS, 2003). From the data constructed through interviews with seven children from public schools, pedagogical mediation emerges as a crucial factor for the child-writing interaction and the possibilities of appropriating its dimensions of representation system and language-verbal interaction and discursive production.

Metrics

Metrics Loading ...

References

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: wmf Martins Fontes, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. Brasília: MEC/SEF, 2001.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica; Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Pró-Letramento. Alfabetização e Linguagem. Brasília: MEC/SEB, 2006.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC/SEB, 2012.

CAMPOS, Maria Malta. Por que é importante ouvir uma criança? A participação das crianças pequenas na pesquisa científica. In CRUZ, Silvia Helena Vieira. (org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008. p. 35-42.

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Um olhar sobre processos e desafios históricos e contemporâneos da alfabetização. Revista da Associação Brasileira de Alfabetização. N. 16 2022. https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/591.

FREITAS, Maria Teresa. A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana da construção do conhecimento. In FREITAS; Maria Teresa; JOBIM E SOUZA, Solange; KRAMER, Sônia. Ciências humanas e pesquisa: leitura de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003.

GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de português. In ______. (Org.). O texto em sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.

KRAMER, Sônia. Entrevistas coletivas: uma alternativa para lidar com diversidade, hierarquia e poder na pesquisa em ciências humanas. In FREITAS; Maria Teresa; JOBIM E SOUZA, Solange; KRAMER, Sônia. Ciências humanas e pesquisa: leitura de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003.

______. A infância e sua singularidade. In BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade/organização Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica, 2007.135 p. : il.).

NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta. Eu leio, ele lê, nós lemos: processos de negociação na construção da leitura. In.: SMOLKA, Ana Luíza B.; GOÉS, Maria Cecília R. de. (Orgs). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas, SP: Papirus, 1993.

PINO, Angel. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.

ROCHA, Eloisa Acires Candal. Por que ouvir as crianças? Algumas questões para um debate científico multidisciplinar. In CRUZ, Silvia Helena Vieira. (org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008. p. 43-51

SARMENTO, Manuel Jacinto. Visibilidade Social e estudo da infância. In SARMENTO, Manuel Jacinto; VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos. Infância (in)visível. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2007.

SCHMIDT, B.; PALAZZI, A.; PICCININI, C. A. Entrevistas online: potencialidades e desafios para coleta de dados no contexto da pandemia de COVID-19. REFACS, Uberaba, MG, v. 8, n.4, p. 960-966, 2020. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/4877. Acesso em: 27, jan.de 2022. DOI: https://doi.org/10.18554/refacs.v8i4.4877.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. O (im)próprio e o (im)pertinente na apropriação das práticas sociais. Cadernos CEDES, Ano XX, n. 50/abril 2000.

______. Ensinar e significar: as relações de ensino em questão ou das (não)coincidências nas relações de ensino. In SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta (Org.). Questões de desenvolvimento humano: práticas e sentidos. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. p. 107-128.

______. Da alfabetização como processo discursivo: os espaços de elaboração nas relações de ensino. In: GOULART, Cecília M. A.; GONTIJO, Cláudia M. M.; FERREIRA, Norma S. de A. (org.) A Alfabetização como processo discursivo. 30 anos de A Criança na fase inicial da escrita. São Paulo: Cortez, 2017.

SOARES, Magda. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa. Fev. 1985. N. 52. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1985.

______. Alfabetização e letramento. 6.ed., 2° reimpressão. São Paulo: Contexto, 2011.

SOARES, Magda Becker. Aprender a escrever, ensinar a escrever. In ZACCUR, Edwiges (Org.). A magia da Linguagem. Belo Horizonte: Ed. DP&A, 1999.

VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 4° ed. – São Paulo: Fontes, 1991.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Organizadores Michael Cole [et al.]; tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. - 7ª ed. - São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Published

2023-06-30

How to Cite

“PRECISA DA AJUDA DE ALGUÉM QUE JÁ SABE”: SENTIDOS DE CRIANÇAS NÃO ALFABETIZADAS SOBRE A MEDIAÇÃO NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO. (2023). Revista Brasileira De Alfabetização, (19), 1–14. https://doi.org/10.47249/rba2023719

Issue

Section

ARTIGOS
Received 2023-06-18
Accepted 2023-06-29
Published 2023-06-30