A LEITURA E A ESCRITA DO NOME PRÓPRIO
UMA ANÁLISE DE SITUAÇÕES VIVENCIADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023729Keywords:
Educação Infantil, Linguagem escrita, Nome próprio, Sistema de escrita alfabéticaAbstract
O estudo analisou situações de interação entre crianças de 3 a 6 anos e o próprio nome, registradas no cotidiano de uma instituição de Educação Infantil do Recife e como as docentes avaliavam esses momentos. Partindo de uma abordagem interpretativa (GEERTZ, 1989), identificamos experiências envolvendo a leitura e a escrita dos nomes planejadas pelas professoras e também aquelas engendradas pelas crianças. Constatamos uma descontinuidade do trabalho pedagógico com o nome ao longo da Educação Infantil, embora ele permaneça alvo da curiosidade das crianças até o final dessa etapa. Concluímos que as descobertas em torno do nome próprio podem representar uma boa oportunidade de reflexão sobre as regras e convenções do Sistema de Escrita Alfabética, tal como proposto por Ferreiro (1993, 2007).
Metrics
References
ALBUQUERQUE, A.; MARTINS, M. A. Invented spelling activities in kindergarten: the role of instructional
scaffolding and collaborative learning. International Journal of Early Years Education, v. 29, n. 1, p. 96-113, 2020.
DOI: https://doi.org/10.1080/09669760.2020.1760085.
ARAUJO, L. C. de. Brincar com a linguagem: Educação Infantil “rima” com alfabetização?. Revista Ibero-
Americana de Estudos em Educação. Araraquara, v.11, n. esp. 4, p. 2325-2343, 2016. Disponível em: file:///C:/
Users/ferna/Downloads/Dialnet-BrincarComALinguagem-6202931.pdf. Acesso em: 22 fev. 2022.
ARAUJO, L. C de. Ler, escrever e brincar na educação infantil: uma dicotomia mal colocada. Revista
Contemporânea de Educação. V. 12, n 24, 2017. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/
view/3578/pdf. Acesso em: 22 fev. 2022.
BRANDÃO, A. C. P.; GIRÃO, F. M. P. “Olha o meu nome! - a chamadinha e outras possibilidades para ler e
escrever os nomes das crianças. In: BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. de S. (Orgs.). A aprendizagem inicial da
língua escrita com crianças de quatro a cinco anos: mediações pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, p. 63-
, 2021.
BRANDAO, A. C. P.; ROSA, E. C. S. (Orgs.) Ler e escrever na Educação Infantil: discutindo praticas pedagógicas.
Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. de S. (Orgs.). A aprendizagem inicial da língua escrita com crianças de quatro
a cinco anos: mediações pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica. 2021.
BRANDÃO, A. C. P.; LEAL, T. F. Propostas curriculares para a Educação Infantil: orientações para a alfabetização
e o letramento das crianças. In: NOGUEIRA, A. L. H. (Org.). Ler e escrever na infância: imaginação, linguagem
e práticas culturais. Campinas: Edições Leitura Crítica, 2013. p. 137-159.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para
a Educação Infantil. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 11 nov. 2009. Disponível em: http://www.seduc.ro.gov.
br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf. Acesso em 08 abr. 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.
mec.gov.br/. Acesso em: 08 abr. 2023.
CORSARO, W. A. Reprodução interpretativa e cultura de pares. In: MÜLLER, F.; ALMEIDA, A. M. (Orgs.). Teoria
e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009. Cap. 1, p. 31-50.
FERREIRO, E. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 1993.
FERREIRO, E. O ingresso nas culturas da escrita. In: FARIA, A. L. G. de (Org.). O coletivo infantil em creches e
pré-escolas. São Paulo: Cortez, 2007. p. 55-66.
GEERTZ, C. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A, 1989.
GIRÃO, F. M. P. Leitura e escrita na Educação Infantil: sentidos produzidos por crianças e professoras em
processos de aprendizagem compartilhada. 2022. 414 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal
de Pernambuco, Recife.
GOMES, M. R. V. C. S. et al. Acompanhamento para a aprendizagem do nome próprio na Educação Infantil: uma
estratégia de avaliação na rede municipal de Fortaleza. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO
EDUCACIONAL, 7, 2017, Fortaleza. Anais[...]. Fortaleza, 2017.
PERNAMBUCO. Currículo de Pernambuco: Educação Infantil. Secretaria de Educação e Esportes. Recife: A
Secretaria, 2019. Disponível em: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/17691/CURRICULO%20
DE%20PERNAMBUCO%20-%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20INFANTIL%203.pdf. Acesso em: 08 abr. 2023.
MAGALHÃES, L. M. Oficina de alfabetização: materiais, jogos e atividades. Curitiba: Appris, 2022.
MARTINS, M. A. Escritas inventadas. In: VASCONCELOS, A.; BOTELHO, F.; PINTO, J.; DUARTE, J. (Eds.). Entre
a teoria os dados e o conhecimento II: Olhares para uma realidade. Escola Superior de Educação do Instituto
Politécnico de Setúbal, 2014. E-book. p. 15-25. Disponível em: https://www.si.ips.pt/ese_si/web_gessi_docs.
download_file?p_name=F685337461/2_ebook_final_novembro.pdf. Acesso em: 22 fev. 2022.
NEVES, V. F. A.; GOUVEA, M. C. S. de; CASTANHEIRA, M. L. A passagem da Educação Infantil para o ensino
fundamental: tensões contemporâneas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 1, p. 121-140, abr. 2011. DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000100008.
REES, D. K.; MELLO, H. A. B. A investigação etnográfica em sala de aula de segunda língua/língua estrangeira.
Cadernos do IL (UFRGS). Porto Alegre, n. 42. Jun. 2011. p. 30-50. DOI: https://doi.org/10.22456/2236-6385.26003.
SILVA, P. M. R. da; BRANDÃO, A. C. P. A chamada dos nomes das crianças na Educação Infantil: o que faz
a professora? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, 4, 2019, Belo Horizonte. Anais[...]. Belo
Horizonte, 2019.
SOARES, M. B. Aprendizagem lúdica [Entrevista cedida a Rubem Barros]. Revista Educação, São Paulo:
Segmento, nov. 2011. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2011/11/01/aprendizagem-ludica/. Acesso
em: 22 fev. 2022.
SOARES, M. B. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
RECIFE. Política de ensino da rede municipal do Recife: Educação Infantil. Secretaria de Educação. Recife:
A Secretaria, 2021. Disponível em: http://www.recife.pe.gov.br/efaerpaulofreire/sites/default/files/Educacao%20
Infantil%20-%20Pol%C3%ADtica%20de%20Ensino%20RMER%202021.pdf. Acesso em: 08 abr. 2023.
REES, D. K.; MELLO, H. A. B. A investigação etnográfica em sala de aula de segunda língua/língua estrangeira.
Cadernos do IL (UFRGS). Porto Alegre, n. 42. Jun. 2011. p. 30-50. DOI: https://doi.org/10.22456/2236-6385.26003.
TEBEROSKY, A. Psicopedagogia da Linguagem Escrita. Editora da UNICAMP. 1993.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).