A LEITURA E A ESCRITA DO NOME PRÓPRIO

UMA ANÁLISE DE SITUAÇÕES VIVENCIADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023729

Palabras clave:

Educação Infantil, Linguagem escrita, Nome próprio, Sistema de escrita alfabética

Resumen

O estudo analisou situações de interação entre crianças de 3 a 6 anos e o próprio nome, registradas no cotidiano de uma instituição de Educação Infantil do Recife e como as docentes avaliavam esses momentos. Partindo de uma abordagem interpretativa (GEERTZ, 1989), identificamos experiências envolvendo a leitura e a escrita dos nomes planejadas pelas professoras e também aquelas engendradas pelas crianças. Constatamos uma descontinuidade do trabalho pedagógico com o nome ao longo da Educação Infantil, embora ele permaneça alvo da curiosidade das crianças até o final dessa etapa. Concluímos que as descobertas em torno do nome próprio podem representar uma boa oportunidade de reflexão sobre as regras e convenções do Sistema de Escrita Alfabética, tal como proposto por Ferreiro (1993, 2007).

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Biografía del autor/a

Fernanda Michelle Pereira Girão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Doutora em Educação na Universidade Federal de Pernambuco. Pedagoga e Mestra em Educação pela mesma Universidade. Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil (PLEEI). Atuou como membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/ UFPE) em pesquisas e trabalhos de assessoria pedagógica, bem como de formação continuada de professores nas áreas de Educação Infantil, alfabetização e letramento. Atuou como docente no Ensino Superior e também na Educação Básica (em turmas de Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e EJA) nas redes municipais de ensino de Olinda e Recife. Integrou o corpo docente que fundou o Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Professor Paulo Rosas, convênio entre a Prefeitura do Recife e a Universidade Federal de Pernambuco. Ainda pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife - SEEL, atuou como Coordenadora Pedagógica e como Técnica da Diretoria Geral de Ensino e Formação Docente, nas Gerências de Educação Infantil e de Educação de Jovens e Adultos. É Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), onde atua no planejamento, elaboração, execução e avaliação de políticas no campo da Educação Profissional Técnica e Tecnológica.

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Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Michelle Pereira Girão, F., & Brandão, A. C. P. . (2023). A LEITURA E A ESCRITA DO NOME PRÓPRIO: UMA ANÁLISE DE SITUAÇÕES VIVENCIADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Brasileira De Alfabetização, (19), 1–21. https://doi.org/10.47249/rba2023729

Número

Sección

DOSSIÊ