CRÍTICA E CONTROLE DE TEXTOS LITERÁRIOS NA ESCOLA

A POLÊMICA SOBRE A OBRA DE MONTEIRO LOBATO E O TRABALHO DOCENTE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025806

Keywords:

Literary reading, School, Monteiro Lobato, Wolfgang Iser, Reception Theory

Abstract

This article addresses the intensification of political and ideological disputes surrounding schools and literary reading in Brazil. It highlights the conflicts over the control of what is read in the classroom and, starting with the controversy surrounding the work of Monteiro Lobato and the accusation that his works propagate racism, it explores how controversies and political issues interfere with school reading practices. Drawing on Wolfgang Iser's reception theory, we propose a theoretical approach to understand reading in the school context and to assist in teaching.

 

 

Metrics

Metrics Loading ...

References

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. “Nota”. 6 de novembro de 2011. Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2010/11/06/interna_brasil,

/index.shtml>. Acesso em: 15 out 2023.

BARTHES, Roland. Crítica e Verdade. São Paulo: Pespectiva, 2011, 215 páginas.

BRASIL. Programa Nacional Biblioteca da Escola. Portal do MEC. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12368:programa-nacional-biblioteca-da-escola&catid=309:programa-acional-biblioteca-da-escola&Itemid=574>. Acesso em: 15 out. 2023.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2011, 361 páginas.

CHERVEL, André. La culture scolaire. Une approche historique. Paris: Belin, 1998, 238 páginas.

ISER, Wolfang. The act of reading: A theory of aesthetic response. John Hopkins University Press: Londres, 1978, 239 páginas.

FISHER, Steven Roger. História da leitura. São Paulo: Editora da UNESP, 2006, 472 páginas.

LOBATO, Monteiro. Caçadas de Pedrinho. São Paulo: Globo, 2008, 71 páginas.

LAJOLO, Marisa. A figura do negro em Monteiro Lobato. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 04, n.23, p. 21-31, 1998.

LAJOLO, Marisa. Preconceito e Intolerância em Caçadas de Pedrinho. Setembro de 2010. Disponível em: <http://www.revistaemilia.com.br/mostra.php?id=30>. Acesso em: 15 out. 2023.

LAJOLO, Marisa. “Quem paga a música escolhe a dança?” In: Estadão. 3 de novembro de 2010. Disponível em: https://www.estadao.com.br/infograficos/2010/ 11/marisalajolo.doc. Acesso em: 26 Outubro 2023.

MACHADO, Ana Maria. Silenciosa algazarra. São Paulo: Cia. das Letras, 2011, 296 páginas.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PARECER CNE/CEB 6/2011. (1º e 2º pareceres de Nilma Lino Gomes sobre Caçadas de Pedrinho de Monteiro Lobato).

NATALI, Marcos. A literatura em questão: sobre a responsabilidade da instituição literária. Campinas: Editora da Unicamp, 2020. 280 páginas.

OLIVEIRA, R. Censura de livros expõe “laboratório do conservadorismo” em Rondônia. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2020-02-08/ censura-de-livros-expoe-laboratorio-do-conservadorismo-em-rondonia.html#tbl-em-lnrcvjrlvpqwxb46qu>. Acesso em: 16 out. 2023.

SCHWARCZ, L.; STARLING, H. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, 808 páginas.

SONTAG, S. Against interpretation and other essays. Nova York: 1966, 312 páginas.

VASCONCELOS, Sandra. Sem título. Painel do leitor – Folha de São Paulo. 27 de novembro de 2010. Disponível em: www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2711201009.htm. Acesso em: 26 Outubro 2023.

WEINHARDT, Marilene. Carta aberta da ABRALIC, 5 de novembro de 2010. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2023.

ZEYTOUNLIAN, W. Escola Móbile, Anne Frank, globalismo e imbecilização. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/ensaio/2021/Escola-M%C3% B3bile-Anne-Frank-globalismo-e-imbeciliza%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 16 out. 2023.

Published

2025-01-31

How to Cite

Santos, F. R. dos. (2025). CRÍTICA E CONTROLE DE TEXTOS LITERÁRIOS NA ESCOLA: A POLÊMICA SOBRE A OBRA DE MONTEIRO LOBATO E O TRABALHO DOCENTE. Revista Brasileira De Alfabetização, (23). https://doi.org/10.47249/rba2025806

Issue

Section

Dossiê "Infância, literatura e escola"
Received 2023-10-27
Accepted 2024-09-24
Published 2025-01-31