CRÍTICA E CONTROLE DE TEXTOS LITERÁRIOS NA ESCOLA

A POLÊMICA SOBRE A OBRA DE MONTEIRO LOBATO E O TRABALHO DOCENTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025806

Palabras clave:

Leitura Literária, Escola, Monteiro Lobato, Wolfgang Iser, Teoria da Recepção

Resumen

Este artigo aborda a intensificação das disputas políticas e ideológicas em torno da escola e da leitura literária no Brasil. Destacam-se os conflitos sobre o controle do que é lido em sala de aula e, a partir da polêmica em torno da obra Monteiro Lobato e a acusação de que suas obras propagam o racismo, exploramos como as polêmicas e questões políticas interferem nas práticas escolares de leitura. A partir da teoria da recepção de Wolfgang Iser, propomos uma abordagem teórica para compreender a leitura no contexto escolar e auxiliar no trabalho docente.

 

 

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Publicado

2025-01-31

Cómo citar

Santos, F. R. dos. (2025). CRÍTICA E CONTROLE DE TEXTOS LITERÁRIOS NA ESCOLA: A POLÊMICA SOBRE A OBRA DE MONTEIRO LOBATO E O TRABALHO DOCENTE. Revista Brasileira De Alfabetização, (23). https://doi.org/10.47249/rba2025806

Número

Sección

Dossiê "Infância, literatura e escola"
Recibido 2023-10-27
Aceptado 2024-09-24
Publicado 2025-01-31