YOUTH, ADULTS AND ELDERLY LITERACY
ETHICAL-POLITICAL PAIN AND SUFFERING VERSUS JOY AND PUBLIC HAPPINESS
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2024837Keywords:
Youth, adult and elderly literacy; Pain and ethical-political suffering; joy and public happiness; social emancipation.Abstract
This article aims to analyze political-pedagogical aspects experienced by youth, adult and elderly literacy teachers, in the context of the policy to overcome illiteracy in the state of Rio Grande do Norte (2021-2023). From the municipalities involved, two experiences were selected so that their implementation could be understood. It is a research with daily routines, using narratives (Oliveira; Geraldi 2010) as a methodological procedure that articulates invisible know-how. We consider as analytical categories the conceptions of ethical-political pain and suffering and joy and public happiness (Sawaia, 2014), linked to Freire's notions of literacy. The conclusions reflect the urgency of humanizing and emancipatory literacy policies and practices.
Metrics
References
ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda (orgs.). Pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis: DP et Alii, 2008.
BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. Trad. Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 2004.
FRASER, Nancy. Justiça interrompida: reflexões críticas sobre a condição pós-socialista. Trad. Ana Claudia Lopes, Nathalie Bressani. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2022.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 50. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de; GERALDI, João Wanderley. Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de expressão. Petrópolis, RJ: DP et Alii, 2010.
RIO GRANDE DO NORTE. Portaria SEI Nº 268 de 02 de agosto de 2019. Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, 06 de agosto de 2009.
RIVERO, José. Alfabetização e educação de jovens e adultos na América Latina: direito humano fundamental e fator de essencial de equidade social. In: RIVERO, José; FÁVERO, Osmar. Educação de jovens e adultos na América Latina: direito e desafio de todos. Brasília: Moderna, 2009.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. Trad. Mouzart Benedito. São Paulo: Boitempo, 2007.
SAWAIA, Bader. O sofrimento ético-político como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão. In: SAWAIA, Bader (org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2017.
TFOUNI, Leda Verdiani. Adultos não-alfabetizados em uma sociedade letrada. São Paulo: Cortez, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2024-06-18
Published 2025-01-08