ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

DOR E SOFRIMENTO ÉTICO-POLÍTICO VERSUS ALEGRIA E FELICIDADE PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2024837

Palavras-chave:

Alfabetização de jovens, adultos e idosos; Dor e sofrimento ético-político; alegria e felicidade pública; emancipação social.

Resumo

 

Este artigo tem por objetivo analisar aspectos político-pedagógicos vivenciados por alfabetizadores de jovens, adultos e idosos, no contexto da política de superação do analfabetismo no estado do Rio Grande do Norte (2021-2023). Dos municípios envolvidos, selecionaram-se duas experiências para que sua efetivação fosse compreendida. Trata-se de uma pesquisa com os cotidianos, utilizando-se de narrativas (Oliveira; Geraldi, 2010) enquanto procedimento metodológico articulador de saberes-fazeres invisibilizados. Consideram-se como categorias analíticas, as concepções de dor e sofrimento ético-político e de alegria e felicidade pública (Sawaia, 2014), enlaçadas a noções de alfabetização freireana. As conclusões traduzem a urgência de políticas e práticas alfabetizadoras humanizadoras e emancipatórias.

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Publicado

2025-01-08

Como Citar

Silva, F. C. da. (2025). ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: DOR E SOFRIMENTO ÉTICO-POLÍTICO VERSUS ALEGRIA E FELICIDADE PÚBLICA. Revista Brasileira De Alfabetização, (22), 1–12. https://doi.org/10.47249/rba2024837

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2023-12-20
Aceito em 2024-06-18
Publicado em 2025-01-08