ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

DOR E SOFRIMENTO ÉTICO-POLÍTICO VERSUS ALEGRIA E FELICIDADE PÚBLICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2024837

Palabras clave:

Alfabetização de jovens, adultos e idosos; Dor e sofrimento ético-político; alegria e felicidade pública; emancipação social.

Resumen

 

Este artigo tem por objetivo analisar aspectos político-pedagógicos vivenciados por alfabetizadores de jovens, adultos e idosos, no contexto da política de superação do analfabetismo no estado do Rio Grande do Norte (2021-2023). Dos municípios envolvidos, selecionaram-se duas experiências para que sua efetivação fosse compreendida. Trata-se de uma pesquisa com os cotidianos, utilizando-se de narrativas (Oliveira; Geraldi, 2010) enquanto procedimento metodológico articulador de saberes-fazeres invisibilizados. Consideram-se como categorias analíticas, as concepções de dor e sofrimento ético-político e de alegria e felicidade pública (Sawaia, 2014), enlaçadas a noções de alfabetização freireana. As conclusões traduzem a urgência de políticas e práticas alfabetizadoras humanizadoras e emancipatórias.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda (orgs.). Pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis: DP et Alii, 2008.

BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. Trad. Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 2004.

FRASER, Nancy. Justiça interrompida: reflexões críticas sobre a condição pós-socialista. Trad. Ana Claudia Lopes, Nathalie Bressani. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2022.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 50. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de; GERALDI, João Wanderley. Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de expressão. Petrópolis, RJ: DP et Alii, 2010.

RIO GRANDE DO NORTE. Portaria SEI Nº 268 de 02 de agosto de 2019. Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, 06 de agosto de 2009.

RIVERO, José. Alfabetização e educação de jovens e adultos na América Latina: direito humano fundamental e fator de essencial de equidade social. In: RIVERO, José; FÁVERO, Osmar. Educação de jovens e adultos na América Latina: direito e desafio de todos. Brasília: Moderna, 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. Trad. Mouzart Benedito. São Paulo: Boitempo, 2007.

SAWAIA, Bader. O sofrimento ético-político como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão. In: SAWAIA, Bader (org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2017.

TFOUNI, Leda Verdiani. Adultos não-alfabetizados em uma sociedade letrada. São Paulo: Cortez, 2006.

Publicado

2025-01-08

Cómo citar

Silva, F. C. da. (2025). ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: DOR E SOFRIMENTO ÉTICO-POLÍTICO VERSUS ALEGRIA E FELICIDADE PÚBLICA. Revista Brasileira De Alfabetização, (22), 1–12. https://doi.org/10.47249/rba2024837

Número

Sección

ARTIGOS
Recibido 2023-12-20
Aceptado 2024-06-18
Publicado 2025-01-08