O MENINO DO PIJAMA LISTRADO
POR QUE ELE PODE SER LIDO EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2025916Keywords:
Leitura literária; Imaginação; Ensino de LiteraturaAbstract
This article discusses the work The Boy in the Striped Pajamas, by John Boyne. The presence of the novel in classrooms has raised a series of discussions regarding its relevance in the training of young readers. Based on ideas about the literary reading of Jorge Larrosa and Hans Ulrich Gumbrecht, the article investigates the different possibilities of reading this book, classified as children's and young adult, to deepen the training of young readers. By rejecting the incidence of criticism dominated by historical interpretation or the concept of representation, literary reading is conceived as a unique activity in the formation of the imagination and in the construction of critical and autonomous thinking in young readers, a fundamental role of literature teachers.
Metrics
References
BOYNE, John. O menino do pijama listrado. Tradução de Augusto Pacheco Calil. São Paulo: Cia das Letras, 2007.
COLOMER, Teresa. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2017
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Atmosfera, ambiência, Stimmung: sobre um potencial oculto da literatura. Tradução de Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto/Ed PUC-RJ, 2014.
LARROSA, Jorge. “A novela pedagógica e a pedagogização da novela” In: Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
PREVIDELLI, Fábio. Por que ‘o menino do pijama listrado’ não é indicado para aprender sobre o holocausto?. Aventuras na história. São Paulo, 17 de dezembro de 2022. Disponível em: https:// https://www.aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/problematica-por-tras-de-o-menino-do-pijama-listrado.phtml
SHERWOOD, Harriet. The Boy in the Striped Pyjamas ‘may fuel dangerous Holocaust fallacies’. The Guardian. Londres, 27 de janeiro de 2022. Disponível em: https://www.theguardian.com/world/2022/jan/27/the-boy-in-the-striped-pyjamas-fuels-dangerous-holocaust-fallacies
TALARICO, Fernanda. Por que estudiosos do Holocausto são contra 'O Menino do Pijama Listrado'? Splash, São Paulo, 29 de setembro de 2023. Disponível em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/2023/09/29/por-que-estudiosos-do-holocausto-sao-contra-o-menino-do-pijama-listrado.htm
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2024-09-10
Published 2025-01-31