O MENINO DO PIJAMA LISTRADO

POR QUE ELE PODE SER LIDO EM SALA DE AULA

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47249/rba2025916

Mots-clés :

Leitura literária; Imaginação; Ensino de Literatura

Résumé

O presente artigo aborda a obra O menino do pijama listrado, de John Boyne. A presença do romance nas salas de aula tem levantado uma série de discussões a respeito de sua pertinência na formação de jovens leitores. A partir de ideias a respeito da leitura literária de Jorge Larrosa e Hans Ulrich Gumbrecht, o artigo investiga as diversas possibilidades de leitura desse livro, classificado como infanto-juvenil, para o aprofundamento na formação de jovens leitores. Ao recusarmos a incidência de críticas dominadas pela interpretação histórica ou pelo conceito de representação, concebe-se a leitura literária como atividade única na formação do imaginário e na construção de um pensamento crítico e autônomo em jovens litores, papel fundamental de professores de literatura na Educação Básica.

Métriques

Chargements des métriques ...

Références

BOYNE, John. O menino do pijama listrado. Tradução de Augusto Pacheco Calil. São Paulo: Cia das Letras, 2007.

COLOMER, Teresa. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2017

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Atmosfera, ambiência, Stimmung: sobre um potencial oculto da literatura. Tradução de Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto/Ed PUC-RJ, 2014.

LARROSA, Jorge. “A novela pedagógica e a pedagogização da novela” In: Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

PREVIDELLI, Fábio. Por que ‘o menino do pijama listrado’ não é indicado para aprender sobre o holocausto?. Aventuras na história. São Paulo, 17 de dezembro de 2022. Disponível em: https:// https://www.aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/problematica-por-tras-de-o-menino-do-pijama-listrado.phtml

SHERWOOD, Harriet. The Boy in the Striped Pyjamas ‘may fuel dangerous Holocaust fallacies’. The Guardian. Londres, 27 de janeiro de 2022. Disponível em: https://www.theguardian.com/world/2022/jan/27/the-boy-in-the-striped-pyjamas-fuels-dangerous-holocaust-fallacies

TALARICO, Fernanda. Por que estudiosos do Holocausto são contra 'O Menino do Pijama Listrado'? Splash, São Paulo, 29 de setembro de 2023. Disponível em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/2023/09/29/por-que-estudiosos-do-holocausto-sao-contra-o-menino-do-pijama-listrado.htm

Téléchargements

Publiée

2025-01-31

Comment citer

Bastos Mansur da Silva, F. (2025). O MENINO DO PIJAMA LISTRADO: POR QUE ELE PODE SER LIDO EM SALA DE AULA. Revista Brasileira De Alfabetização, (23), 1–15. https://doi.org/10.47249/rba2025916

Numéro

Rubrique

Dossiê "Infância, literatura e escola"
Reçu dans 2024-02-02
Accepté en 2024-09-10
Publié dans 2025-01-31