O MENINO DO PIJAMA LISTRADO
POR QUE ELE PODE SER LIDO EM SALA DE AULA
DOI :
https://doi.org/10.47249/rba2025916Mots-clés :
Leitura literária; Imaginação; Ensino de LiteraturaRésumé
O presente artigo aborda a obra O menino do pijama listrado, de John Boyne. A presença do romance nas salas de aula tem levantado uma série de discussões a respeito de sua pertinência na formação de jovens leitores. A partir de ideias a respeito da leitura literária de Jorge Larrosa e Hans Ulrich Gumbrecht, o artigo investiga as diversas possibilidades de leitura desse livro, classificado como infanto-juvenil, para o aprofundamento na formação de jovens leitores. Ao recusarmos a incidência de críticas dominadas pela interpretação histórica ou pelo conceito de representação, concebe-se a leitura literária como atividade única na formação do imaginário e na construção de um pensamento crítico e autônomo em jovens litores, papel fundamental de professores de literatura na Educação Básica.
Métriques
Références
BOYNE, John. O menino do pijama listrado. Tradução de Augusto Pacheco Calil. São Paulo: Cia das Letras, 2007.
COLOMER, Teresa. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2017
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Atmosfera, ambiência, Stimmung: sobre um potencial oculto da literatura. Tradução de Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto/Ed PUC-RJ, 2014.
LARROSA, Jorge. “A novela pedagógica e a pedagogização da novela” In: Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
PREVIDELLI, Fábio. Por que ‘o menino do pijama listrado’ não é indicado para aprender sobre o holocausto?. Aventuras na história. São Paulo, 17 de dezembro de 2022. Disponível em: https:// https://www.aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/problematica-por-tras-de-o-menino-do-pijama-listrado.phtml
SHERWOOD, Harriet. The Boy in the Striped Pyjamas ‘may fuel dangerous Holocaust fallacies’. The Guardian. Londres, 27 de janeiro de 2022. Disponível em: https://www.theguardian.com/world/2022/jan/27/the-boy-in-the-striped-pyjamas-fuels-dangerous-holocaust-fallacies
TALARICO, Fernanda. Por que estudiosos do Holocausto são contra 'O Menino do Pijama Listrado'? Splash, São Paulo, 29 de setembro de 2023. Disponível em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/2023/09/29/por-que-estudiosos-do-holocausto-sao-contra-o-menino-do-pijama-listrado.htm
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepté en 2024-09-10
Publié dans 2025-01-31