CETICISMO E RELAÇÕES PEDAGÓGICAS NA OBRA INFÂNCIA, DE GRACILIANO RAMOS

Autores

  • Wagner Ferreira Angelo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Jeane Vanessa Santos Silva UFSC

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2021482

Palavras-chave:

Ceticismo, Relações pedagógicas, Educação, Infância

Resumo

Com base em uma metodologia de investigação qualitativa de cunho filosófico, o presente artigo tem como objetivo discutir a visão cética da criança-personagem no tocante às relações pedagógicas que se desenrolam na obra Infância, de Graciliano Ramos. Infância é a história de uma criança expressa por uma narrativa adulta. A referida obra ilustra a lembrança da infância de um menino repleta de uma série de eventos focados no desenvolvimento e aprendizagem que ocorrem principalmente nos contextos familiar/escolar e urbano/rural. A autoridade é a justificativa usada por pais e professores para oprimir crianças, oferecendo metodologias educacionais voltadas à memorização, à repetição e à punição. Por fim, ressalta-se a influência de modelos educacionais autoritários na educação do século XXI.

Referências

BECKER, Paulo. Natureza e funções da literatura infantil. In: ROSINE, Jania Maria K.; BECKER, Paulo (Orgs.). Leitura e animação cultural: repensando a escola e a biblioteca. Passo Fundo: JPF, 2002. p. 139-151.

BIANCHI, Vinícius Cezar. Ceticismo e educação, por que não?. Enciclopédia. Pelotas. Vol. 03. 2015. p. 155-165.

BOURDIEU, Pierre. Language & Symbolic Power. Cambridge: Editora Harvard University Press, 2003.

BOTO, Carlota. A Liturgia da Escola Moderna: Saberes, valores, atitudes e exemplos. R. Hist. Educ. Porto Alegre. Vol. 18, Nº 44, Set./Dez. 2014. p. 99-127.

CHARTIER, Anne-Marie. Paradoxos da obrigatoriedade escolar. In: VIDAL, Diana Gonçalves; AS, Elizabeth Figueiredo de; GASPAR da SILVA, Vera Lucia (Orgs.). Obrigatoriedade Escola no Brasil. Cuiabá: EdUFMT, 2013. p. 421-438.

COSTA, Rogério Soares da. Notas curtas sobre o ceticismo moderno contemporâneo. Ensaios Filosóficos. Vol. 05. Abril. 2012. p. 22—40.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa – Teorias e abordagens. Porto Algre: Artmed, 2006.

KANT, Immanuel. Das Diferentes Raças Humanas. Tradução e notas de Alexandre Hahn. Kant e-Prints. Campinas, Série 2, v. 5, n. 5, p. 10-26, número especial, jul.- dez., 2010.

KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Piraicaba: Editora UNIMEP, 2002.

MASON, J. Qualitative Researching. Los Angeles: Editora SAGE, 2002.

MONTAIGNE, Michel de. Da educação das crianças. In: Ensaios. Coleção Os Pensadores, São Paulo: Nova Cultural, 1987. p 73-89.

PEIRCE, Charles Sanders. Três Escritos sobre o Pragmatismo. Philip Weiner, 2002.

QUIJANO, Aníbal (2005). “Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina”. In: Lander, Edgardo (comp.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO.

RAMOS, Graciliano. Infância - Memórias. 48ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Record, 2015.

ROCHA, E. A. C. A função social das instituições de educação infantil. Zero-a-seis, v. 05, n. 07, p. 01-10, 2003.

SOARES, Magda. Linguagem e escola – Uma perspectiva social. São Paulo: Contexto, 2017.

STEVENSON, J. T. On doxastic responsability. In: LEHRER, K. (Org.). Analysis and Metaphysics. Dordrecht: Reidel, 1975.

EMPIRICO, Sexto. Hipotiposes Pirrônicas Livro I. O que nos faz pensar, v. 9, n. 12, p. 115-122, 1997. Disponível em: <http://www.oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/130>. Acessado em 10/12/2020.

SILVA, J.V.S. Uma defesa contextualista da justificação epistêmica. 2013. Dissertação de mestrado - Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, n. 01, p. 09-43, 2001.

Publicado

2021-07-04

Como Citar

Ferreira Angelo, W., & Silva, J. V. S. (2021). CETICISMO E RELAÇÕES PEDAGÓGICAS NA OBRA INFÂNCIA, DE GRACILIANO RAMOS. Revista Brasileira De Alfabetização, (14), 216-227. https://doi.org/10.47249/rba2021482

Edição

Seção

TEMA LIVRE