CETICISMO E RELAÇÕES PEDAGÓGICAS NA OBRA INFÂNCIA, DE GRACILIANO RAMOS
DOI :
https://doi.org/10.47249/rba2021482Mots-clés :
Ceticismo, Relações pedagógicas, Educação, InfânciaRésumé
Com base em uma metodologia de investigação qualitativa de cunho filosófico, o presente artigo tem como objetivo discutir a visão cética da criança-personagem no tocante às relações pedagógicas que se desenrolam na obra Infância, de Graciliano Ramos. Infância é a história de uma criança expressa por uma narrativa adulta. A referida obra ilustra a lembrança da infância de um menino repleta de uma série de eventos focados no desenvolvimento e aprendizagem que ocorrem principalmente nos contextos familiar/escolar e urbano/rural. A autoridade é a justificativa usada por pais e professores para oprimir crianças, oferecendo metodologias educacionais voltadas à memorização, à repetição e à punição. Por fim, ressalta-se a influência de modelos educacionais autoritários na educação do século XXI.
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Accepté en 2021-05-25
Publié dans 2021-07-04