“ERA UMA VEZ” UMA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
OFÍCIO DE ALUNO INSTITUÍDO PELO USO DO LIVRO DIDÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023724Palabras clave:
Livro Didático, Educação Infantil, Ofício de criança e de aluno, Cultura Escrita, Distrito FederalResumen
O escopo do presente estudo é analisar o livro didático utilizado por um Jardim de Infância de Brasília, DF, em 2022, intitulado Era uma vez...1, 2, 3, adquirido por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD, 2022), destinado à Educação Infantil, para crianças de quatro anos. A análise aqui empreendida foi embasada no que Chartier (2001) delimita como história do livro e dos textos, ambos coexistentes no mesmo objeto cultural. É possível indicar que, apesar de um material esteticamente agradável e propositivo, o livro didático carrega em sua proposição um acartilhamento da leitura e da escrita, cerceando experiências com as múltiplas linguagens existentes e, consequentemente, antecipando o ofício de aluno no processo de escolarização em detrimento da criança.
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