“ERA UMA VEZ” UMA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

OFÍCIO DE ALUNO INSTITUÍDO PELO USO DO LIVRO DIDÁTICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023724

Palabras clave:

Livro Didático, Educação Infantil, Ofício de criança e de aluno, Cultura Escrita, Distrito Federal

Resumen

O escopo do presente estudo é analisar o livro didático utilizado por um Jardim de Infância de Brasília, DF, em 2022, intitulado Era uma vez...1, 2, 3, adquirido por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD, 2022), destinado à Educação Infantil, para crianças de quatro anos. A análise aqui empreendida foi embasada no que Chartier (2001) delimita como história do livro e dos textos, ambos coexistentes no mesmo objeto cultural. É possível indicar que, apesar de um material esteticamente agradável e propositivo, o livro didático carrega em sua proposição um acartilhamento da leitura e da escrita, cerceando experiências com as múltiplas linguagens existentes e, consequentemente, antecipando o ofício de aluno no processo de escolarização em detrimento da criança.

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Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Barbosa, E., & Voltarelli, M. A. . (2023). “ERA UMA VEZ” UMA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OFÍCIO DE ALUNO INSTITUÍDO PELO USO DO LIVRO DIDÁTICO. Revista Brasileira De Alfabetização, (19), 1–16. https://doi.org/10.47249/rba2023724

Número

Sección

DOSSIÊ