A ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

REMINISCÊNCIAS DE UM PASSADO NÃO TÃO DISTANTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023725

Palabras clave:

Edital PNLD, Linguagem Escrita, Livro Didático, Educação Infantil

Resumen

O artigo analisa os critérios pedagógicos do Edital PNLD 2022 para o livro didático na Educação Infantil e sua objetivação na “Coleção Porta Aberta”, obra de maior preferência no município de Londrina/PR. Mediante análise documental fundamentada na perspectiva histórico-cultural, busca-se elucidar qual concepção sobre o processo de aquisição da escrita informa as diretrizes do Edital e que tipo de ação pedagógica se desdobra desta concepção, assinalando-se: i) a concepção antecipatória de Educação Infantil e a compreensão do processo de aquisição da escrita reduzida ao aspecto técnico subjacentes ao Edital, evidenciando sua vinculação à controversa Política Nacional de Alfabetização; ii) o desrespeito às especificidades do modo de relação da criança pré-escolar com o mundo materializado em proposições didáticas que negligenciam o aspecto da função social da escrita e a formação da capacidade de representação simbólica.

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Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Carbonieri, J., Magalhães, C. ., & Pasqualini, J. C. (2023). A ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: REMINISCÊNCIAS DE UM PASSADO NÃO TÃO DISTANTE. Revista Brasileira De Alfabetização, (19), 1–16. https://doi.org/10.47249/rba2023725

Número

Sección

DOSSIÊ