A ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
REMINISCÊNCIAS DE UM PASSADO NÃO TÃO DISTANTE
DOI :
https://doi.org/10.47249/rba2023725Mots-clés :
Edital PNLD, Linguagem Escrita, Livro Didático, Educação InfantilRésumé
O artigo analisa os critérios pedagógicos do Edital PNLD 2022 para o livro didático na Educação Infantil e sua objetivação na “Coleção Porta Aberta”, obra de maior preferência no município de Londrina/PR. Mediante análise documental fundamentada na perspectiva histórico-cultural, busca-se elucidar qual concepção sobre o processo de aquisição da escrita informa as diretrizes do Edital e que tipo de ação pedagógica se desdobra desta concepção, assinalando-se: i) a concepção antecipatória de Educação Infantil e a compreensão do processo de aquisição da escrita reduzida ao aspecto técnico subjacentes ao Edital, evidenciando sua vinculação à controversa Política Nacional de Alfabetização; ii) o desrespeito às especificidades do modo de relação da criança pré-escolar com o mundo materializado em proposições didáticas que negligenciam o aspecto da função social da escrita e a formação da capacidade de representação simbólica.
Métriques
Références
ARENA, Dagoberto Buim. Nem literacia, nem letramento, mas leiturescrita e lescrever. Revista Brasileira de
Alfabetização, n. 13, p. 71-87. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.47249/rba2020458 Acesso em: 15 abr. 2022.
ARENA, Dagoberto Buim. Por uma alfabetização à margem esquerda: para abandonar o tripalium e abraçar
a poiésis. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 14, p. 62-76. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47249/
rba2021528 Acesso em: 15 abr. 2022.
BAPTISTA, Mônica Correia. As crianças e o processo de apropriação da linguagem escrita: consensos e
dissensos nos campos da alfabetização e da Educação Infantil. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 16, edição
especial, p. 15-32, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47249/rba2022585 Acesso em: 05 abril 2023.
BRASIL. Decreto-lei 9.496, de 23 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília: DF, p. 6544,
vol. 12, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-
-publicacaooriginal-1-pl.html Acesso em: 25 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://
basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil Acesso em: 25 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Secretaria de Educação
Básica. Edital de Convocação Nº 02/2020 – CGPLI PNLD 2022. Brasília: DF, 21 maio 2020. 2020. Disponível
em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/consultas/editais-programas-livro/
item/13526-edital-pnld-2022 Acesso em: 25 out 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília: DF, p. 18, 18 dez. 2009.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2298-rceb005-
&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 25 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Decreto nº 9. 765, de 11 de abril de 2019. Institui
a Política Nacional de Alfabetização. Diário Oficial da União: 11 abr. 2019. Disponível em: https://www.planalto.
gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/Decreto/D9765.htm Acesso em: 10 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Portaria nº 77, de 9 de julho de 2021. Divulga
o resultado final da avaliação pedagógica das obras didáticas e pedagógicas inscritas e validadas no âmbito
do Edital de Convocação CGPLI nº 2/2020 - PNLD 2022 - Educação Infantil, no âmbito do Programa Nacional
do Livro e do Material Didático (PNLD). Diário Oficial da União: seção 1, n. 129, Brasília, DF, p. 39, 12 jul. 2021.
Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programasdo-
livro/consultas-editais/editais/edital-pnld-2022/Resultado_final_do_PNLD_2022_Educacao_Infantil___
Objeto_1_e_3__Portaria_n__77_de_09_07_2021__12_07_2021.pdf Acesso em 31 out. 2021.
CARPANEDA, Isabella Pessoa de Melo. Porta aberta: pré-escola I. vol. 1 (crianças pequenas de 4 anos). São
Paulo: FTD. 2020a.
CARPANEDA, Isabella Pessoa de Melo. Porta aberta: pré-escola I. vol. 2 (crianças pequenas de 5 anos). São
Paulo: FTD. 2020b.
CHRAIM, Amanda Machado. O conceito de consciência fonológica nos estudos da alfabetização: o foco
nas unidades linguísticas. In: CHRAIM, Amanda Machado; PEDRALLI, Rosângela. (org.). Alfabetização e
humanização: a apropriação inicial da escrita sob bases histórico-cultural. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022.
p. 113-134.
DANGIÓ, Meire Cristina dos Santos; MARTINS, Lígia Márcia. A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico:
contribuições didáticas. Campinas, SP: Autores Associados, 2018.
ELKONIN, Daniil B. Desarollo psíquico del ñino desde el nacimiento hasta el ingresso em la escuela. In: SMIRNOV,
Anatoli A. et al. (org.). Psicologia. México: Editorial Grijalbo, 1960. p. 504-522.
ELKONIN, Daniil B. Psicologia do jogo. 2. ed. São Paulo, SP: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
FERREIRA, Sueli. Imaginação e linguagem no desenho da criança. Campinas, SP: Papirus, 1998.
GOBBO, Gislaine Rossler Rodrigues. O desenvolvimento da imaginação infantil mediado por gêneros discursivos
e objetivado em desenhos e brincadeiras de papéis sociais. 2018. 291 f. Tese (Doutorado em Educação) -
Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciência, Bauru, 2018.
JESUS, Jorge Antonio Lima de; SOUZA, Celita Maria Paes de. A Política Nacional de Alfabetização aprovada em
no Brasil: impactos para o sistema educacional. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 18, p. 1-17, 2022.
Disponível em: https://doi.org/10.47249/rba2022571 Acesso em: 01 abril 2023.
JUNIOR, Eduardo Brandrão Lima; OLIVEIRA, Guilherme Saramago; SANTOS, Adriana Cristina Omena;
SCHNEKENGERG, Guilherme Fernando. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa
qualitativa. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 44, p. 36-51, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/
index.php/cadernos/article/view/2356 Acesso em: 31 maio 2023.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas.
Tradução de Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
LUGLE, Andreia Maria Cavaminami; MELLO, Suely Amaral. Produção de sentido para a linguagem escrita e
formação da atitude leitora/autora. Revista de Educação PUC - Campinas, v. 20, n. 3, p. 187-199, set./dez., 2015.
Disponível em: https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n3a2901 Acesso em 02 abril 2023.
MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia
histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
MELLO, Suely Amaral. Ensinar e aprender a linguagem escrita na perspectiva histórico-cultural. Psicologia
Política, v. 10, n. 20, p. 329-343, jul./dez. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_
arttext&pid=S1519-549X2010000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Acesso em: 5 abril 2023.
MELLO, Suely Amaral. O processo de aquisição da escrita na Educação Infantil: contribuições de Vygotsky. In:
FARIA, Ana Lúcia Goulart; MELLO, Suely Amaral. (org.). Linguagens infantis: outras formas de leitura. 2. ed. rev.
amp. Campinas, SP: Autores Associados, 2014. p. 21-36.
MELLO, Suely Amaral. Contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a educação da infância. Revista Cadernos
de Educação, n. 50, p. 1-12, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/
view/5825/4249 Acesso em: 15 abr. 2022.
MELLO, Suely Amaral. Método fônico na Educação Infantil: bem vindos à Idade Média. NAHum - Núcleo de
Alfabetização Humanizadora, [s.l], n. 7, p. 1-3, nov/dez., 2021. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/
boletim-07-novembro-dezembro-de-2021/ Acesso em: 15 abr. 2022.
MORTATTI, Maria do Rosario Longo. A “Política Nacional de Alfabetização” (Brasil, 2019): uma “guinada” (ideo)
metodológica para trás e pela direita. Revista Brasileira de Alfabetização, v. 1, n. 10 (edição especial), p. 26-31,
jul./dez. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.348 Acesso em: 10 abril 2023.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A brincadeira e seu papel no desenvolvimento psíquico da crainça. In: VIGOTSKI,
Lev Semionovitch. Psicologia, Educação e Desenvolvimento: escritos de L. S. Vigotski. São Paulo, SP: Expressão
Popular, 2021a. p. 209-239.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A pré-história da fala escrita. In: VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Psicologia,
Educação e Desenvolvimento: escritos de L. S. Vigotski. São Paulo, SP: Expressão Popular, 2021b. p. 103-142.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância. São Paulo, SP: Expressão Popular, 2018.
VYGOTSKI, Lev Semiónovich. Obras escogidas III: Problemas del desarollo de la psique. Madrid: Machado
Grupo de Distribuición, S.L. 2012.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).