LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
UM TEMA POLÊMICO E NECESSÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023726Palabras clave:
Leitura e Escrita, Educação Infantil, DCNEI, BNCC, PNAResumen
O artigo parte de publicações de trabalhos que tratam sobre levantamentos bibliográficos com foco na leitura e escrita na Educação Infantil, evidenciando que esta temática tem sido mais discutida no campo da alfabetização e menos explorada no campo de estudos da Educação Infantil. Na sequência, o texto elenca o que tratam as DCNEI’s, a BNCC e a PNA, sobre leitura e escrita na primeira etapa da educação básica, indicando diferentes direcionamentos em cada documento. Por fim, aborda sobre autores que vêm discutindo sobre essa temática, configurando dois grupos, com posições diferentes. Um grupo defende que por meio das práticas sociais de uso da oralidade, leitura e escrita, a criança vai compreendendo como a linguagem escrita se constitui. Outro grupo enfatiza a necessidade de colocar a escrita como objeto de ensino e reflexão a partir de situações em que a oralidade, leitura e escrita se fazem presentes. Evidência, portanto, que não há consenso nem nos documentos orientadores nem entre autores que discutem essa temática, o que gera certa tensão no campo.
Métricas
Citas
BAPTISTA, Mônica Correia. Crianças menores de sete anos, aprendizagem da língua escrita e o ensino
fundamental de nove anos. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. A criança de 6
anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos: escrita em turmas de crianças de seis anos de
idade. Belo Horizonte: UFMG, FaE, CEALE, 2009. p. 13-25.
BAPTISTA, Mônica Correia. A linguagem escrita e o direito à educação na primeira infância. In:
I Seminário Nacional Currículo em Movimento. Anais, p. 01-12. Belo Horizonte, 2010. Disponível
em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6 673-
linguagemescritaeodireitoaeducacao&Itemid=30192>. Acesso em: 30 mar. 2023.
BAPTISTA, Mônica Correia. Apropriação da linguagem escrita na Educação Infantil Glossário. In: Ceale: termos
de alfabetização, leitura e escrita para educadores / Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Maria da Graça Costa
Val, Maria das Graças de Castro Bregunci (orgs). Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014.
BAPTISTA, Mônica Correia. Linguagens oral e escrita na Base Nacional Comum Curricular para a Educação
Infantil. Paideia, v. 18, p. 1-8, 2017. Disponível em: < http://revista.fumec.br/index.php/paideia/article/view/5488>.
Acesso em: 22/09/2021.
BAPTISTA, Mônica Correia; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. CORSINO, Patrícia. Produção acadêmica sobre
leitura e escrita na educação infantil no período de 1973 a 2013: algumas reflexões. In: 38ª Reunião Nacional
da ANPEd, 2017, São Luiz. Anais. Rio de Janeiro: ANPEd, 2015. p. 1-19. Disponível em: < http://38reuniao.
anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT07_812.pdf>. Acesso em:
/09/2021.
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Sousa. A aprendizagem inicial da língua escrita com
crianças de 4 e 5 anos. São Paulo: Autêntica, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para
a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/
diretrizescurriculares_2012.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf>. Acesso em: 22 abr.
BRASIL. Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 abr. 2019. Disponível
em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9765.htm. Acesso em: 22 abr. 2023.
BRIÃO, Eliane Costa. Leitura e escrita na educação infantil a partir do contexto das políticas nacionais (1996 -
. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Educação - PPGEDU, Universidade Federal do
Rio Grande - FURG, Rio Grande/RS, 2019b. Disponível em: < https://argo.furg.br/?BDTD12497>. Acesso em: 22
abr. 2023.
CORSINO, Patrícia. Aprendizagem cerceada de mitos [Entrevista concedida a Silvana Azevedo] publicada
Revista Pátio Educação Infantil. 51ª Edição, ago. 2019. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.com.br/
leitura-escrita-ensino-fundamental/ Acessado em: 03 abr. 2023.
CORSINO, Patrícia. Educação Infantil - desafios e embates da área em contexto de crise e retrocessos de
políticas públicas [Entrevista concedida a João Marcos Veiga e Amanda de Oliveira e Camilla Shaw] publicada
pela ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2016. Disponível em: https://
www.anped.org.br/news/formacao-de-professoras-para-educacao-infantil-entrevista-com-patricia-corsino-ufrj
Acessado em: 04 abr. 2023.
ESPINDOLA, Carolina dos Santos; SILVEIRA, Juliana de Oliveira Alves. O LUGAR DA LEITURA E ESCRITA NA
EDUCAÇÃO INFANTIL: um estado do conhecimento das produções entre os anos de 2013 e 2022. Momento -
Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 03, p. 366–390, 2022. DOI: 10.14295/momento.v31i03.14972. Disponível
em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14972. Acesso em: 22 abr. 2023.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Crianças e cultura escrita. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de
Educação Básica. Linguagem oral e linguagem escrita na Educação Infantil: práticas e interações. Coleção
Leitura e Escrita na Educação Infantil. Caderno 3. Brasília: MEC, SEB, 2016. Disponível em: < http://www.
projetoleituraescrita.com.br/publicacoes/colecao/>. Acesso em: 07/04/2023.
GOULART, Cecília; MATA, Adriana Santos da. Linguagem oral e linguagem escrita: concepções e inter-relações.
In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Linguagem oral e linguagem escrita na
Educação Infantil: práticas e interações. Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil. Caderno 3. Brasília:
MEC, SEB, 2016. Disponível em: < http://www.projetoleituraescrita.com.br/publicacoes/colecao/>. Acesso em:
/04/2023.
GOULART, Cecília. Educação Infantil: nós já somos leitores e produtores de textos. Presença Pedagógica, Belo
Horizonte, v. 11, nº 63, p. 16-21, mai/jun 2005. Disponível em: < https://pt.scribd.com/document/210970511/Nosja-
somosleitores-e-p. Acesso em: 07/04/2023.
MORAIS, Artur Gomes. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
MORAIS, Artur Gomes, SILVA, Alessandro da; NASCIMENTO, Gabryella Silva. Ensino da notação alfabética
e práticas de leitura e escrita na educação infantil: uma análise das três versões da Base Nacional Comum
Curricular. Revista Brasileira de Educação, v. 25, 2020.
MORAIS, Artur Gomes; SILVA, Alexsandro da. O ensino da escrita alfabética no final da educação infantil:
comparando os currículos de seis países. Revista Cadernos de Educação, Pelotas, n. 66, p. 01-23, 2022.
MORAIS, Artur Gomes. Artur Gomes de Morais fala sobre os processos de alfabetização e letramento no Brasil.
[Entrevista concedida a Solange Alves de Oliveira-Mendes, Solange Alves de Oliveira-Mende e Vânia Márcia
Silvério Perfeito]. Travessias Interativas, São Cristóvão (SE), V. 12, n. 25, p. 1-8, jan-abr., 2022.
MORAIS, Artur Gomes; SILVA, Alexsandro da. Leitura, compreensão e produção de textos na educação infantil:
o que prescrevem os currículos de seis países? Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 103, n. 264, p. 335-355,
maio/ago. 2022.
SOARES, Magda. Palavra de Magda Soares: criança e a reinvenção da escrita. [Entrevista concedida a
Joyce Rosset, Maria Helena Webster e Ângela Rizzi.] Tempo de Creche, mar., 2017. Disponível em: https://
tempodecreche.com.br/campos-de-experiencias-2/palavra-de-magda-soares-crianca-e-a-reinvencao-daescrita/
Acessado em: 19 fev. 2023.
SOARES, Magda. Dialogando com Magda Soares sobre alfabetização, práticas pedagógicas e formação de
rede. [Entrevista concedida a Magna do Carmo Silva e Renata Araújo Jatobá de Oliveira] Práxis Educativa,
Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 928-940, set./dez. 2018. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/
praxiseducativa.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2009.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).