LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UM TEMA POLÊMICO E NECESSÁRIO

Autores

  • Gabriela Medeiros Nogueira Universidade Federal do Rio Grande- FURG
  • Carmen Regina Gonçalves Ferreira FURG
  • Carolina do Santos Espíndola UFPel

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023726

Palavras-chave:

Leitura e Escrita, Educação Infantil, DCNEI, BNCC, PNA

Resumo

O artigo parte de publicações de trabalhos que tratam sobre levantamentos bibliográficos com foco na leitura e escrita na Educação Infantil, evidenciando que esta temática tem sido mais discutida no campo da alfabetização e menos explorada no campo de estudos da Educação Infantil. Na sequência, o texto elenca o que tratam as DCNEI’s, a BNCC e a PNA, sobre leitura e escrita na primeira etapa da educação básica, indicando diferentes direcionamentos em cada documento. Por fim, aborda sobre autores que vêm discutindo sobre essa temática, configurando dois grupos, com posições diferentes. Um grupo defende que por meio das práticas sociais de uso da oralidade, leitura e escrita, a criança vai compreendendo como a linguagem escrita se constitui. Outro grupo enfatiza a necessidade de colocar a escrita como objeto de ensino e reflexão a partir de situações em que a oralidade, leitura e escrita se fazem presentes. Evidência, portanto, que não há consenso nem nos documentos orientadores nem entre autores que discutem essa temática, o que gera certa tensão no campo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriela Medeiros Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Professora adjunta no Istituto de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Doutora em Educação pelo PPGE/FaE/UFPEL.

Integrante dos grupos de pesquisa NEPE/FURG e HISALES/UFPEL.

Referências

BAPTISTA, Mônica Correia. Crianças menores de sete anos, aprendizagem da língua escrita e o ensino

fundamental de nove anos. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. A criança de 6

anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos: escrita em turmas de crianças de seis anos de

idade. Belo Horizonte: UFMG, FaE, CEALE, 2009. p. 13-25.

BAPTISTA, Mônica Correia. A linguagem escrita e o direito à educação na primeira infância. In:

I Seminário Nacional Currículo em Movimento. Anais, p. 01-12. Belo Horizonte, 2010. Disponível

em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6 673-

linguagemescritaeodireitoaeducacao&Itemid=30192>. Acesso em: 30 mar. 2023.

BAPTISTA, Mônica Correia. Apropriação da linguagem escrita na Educação Infantil Glossário. In: Ceale: termos

de alfabetização, leitura e escrita para educadores / Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Maria da Graça Costa

Val, Maria das Graças de Castro Bregunci (orgs). Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014.

BAPTISTA, Mônica Correia. Linguagens oral e escrita na Base Nacional Comum Curricular para a Educação

Infantil. Paideia, v. 18, p. 1-8, 2017. Disponível em: < http://revista.fumec.br/index.php/paideia/article/view/5488>.

Acesso em: 22/09/2021.

BAPTISTA, Mônica Correia; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. CORSINO, Patrícia. Produção acadêmica sobre

leitura e escrita na educação infantil no período de 1973 a 2013: algumas reflexões. In: 38ª Reunião Nacional

da ANPEd, 2017, São Luiz. Anais. Rio de Janeiro: ANPEd, 2015. p. 1-19. Disponível em: < http://38reuniao.

anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT07_812.pdf>. Acesso em:

/09/2021.

BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Sousa. A aprendizagem inicial da língua escrita com

crianças de 4 e 5 anos. São Paulo: Autêntica, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para

a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/

diretrizescurriculares_2012.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf>. Acesso em: 22 abr.

BRASIL. Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 abr. 2019. Disponível

em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9765.htm. Acesso em: 22 abr. 2023.

BRIÃO, Eliane Costa. Leitura e escrita na educação infantil a partir do contexto das políticas nacionais (1996 -

. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Educação - PPGEDU, Universidade Federal do

Rio Grande - FURG, Rio Grande/RS, 2019b. Disponível em: < https://argo.furg.br/?BDTD12497>. Acesso em: 22

abr. 2023.

CORSINO, Patrícia. Aprendizagem cerceada de mitos [Entrevista concedida a Silvana Azevedo] publicada

Revista Pátio Educação Infantil. 51ª Edição, ago. 2019. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.com.br/

leitura-escrita-ensino-fundamental/ Acessado em: 03 abr. 2023.

CORSINO, Patrícia. Educação Infantil - desafios e embates da área em contexto de crise e retrocessos de

políticas públicas [Entrevista concedida a João Marcos Veiga e Amanda de Oliveira e Camilla Shaw] publicada

pela ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2016. Disponível em: https://

www.anped.org.br/news/formacao-de-professoras-para-educacao-infantil-entrevista-com-patricia-corsino-ufrj

Acessado em: 04 abr. 2023.

ESPINDOLA, Carolina dos Santos; SILVEIRA, Juliana de Oliveira Alves. O LUGAR DA LEITURA E ESCRITA NA

EDUCAÇÃO INFANTIL: um estado do conhecimento das produções entre os anos de 2013 e 2022. Momento -

Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 03, p. 366–390, 2022. DOI: 10.14295/momento.v31i03.14972. Disponível

em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14972. Acesso em: 22 abr. 2023.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Crianças e cultura escrita. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de

Educação Básica. Linguagem oral e linguagem escrita na Educação Infantil: práticas e interações. Coleção

Leitura e Escrita na Educação Infantil. Caderno 3. Brasília: MEC, SEB, 2016. Disponível em: < http://www.

projetoleituraescrita.com.br/publicacoes/colecao/>. Acesso em: 07/04/2023.

GOULART, Cecília; MATA, Adriana Santos da. Linguagem oral e linguagem escrita: concepções e inter-relações.

In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Linguagem oral e linguagem escrita na

Educação Infantil: práticas e interações. Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil. Caderno 3. Brasília:

MEC, SEB, 2016. Disponível em: < http://www.projetoleituraescrita.com.br/publicacoes/colecao/>. Acesso em:

/04/2023.

GOULART, Cecília. Educação Infantil: nós já somos leitores e produtores de textos. Presença Pedagógica, Belo

Horizonte, v. 11, nº 63, p. 16-21, mai/jun 2005. Disponível em: < https://pt.scribd.com/document/210970511/Nosja-

somosleitores-e-p. Acesso em: 07/04/2023.

MORAIS, Artur Gomes. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

MORAIS, Artur Gomes, SILVA, Alessandro da; NASCIMENTO, Gabryella Silva. Ensino da notação alfabética

e práticas de leitura e escrita na educação infantil: uma análise das três versões da Base Nacional Comum

Curricular. Revista Brasileira de Educação, v. 25, 2020.

MORAIS, Artur Gomes; SILVA, Alexsandro da. O ensino da escrita alfabética no final da educação infantil:

comparando os currículos de seis países. Revista Cadernos de Educação, Pelotas, n. 66, p. 01-23, 2022.

MORAIS, Artur Gomes. Artur Gomes de Morais fala sobre os processos de alfabetização e letramento no Brasil.

[Entrevista concedida a Solange Alves de Oliveira-Mendes, Solange Alves de Oliveira-Mende e Vânia Márcia

Silvério Perfeito]. Travessias Interativas, São Cristóvão (SE), V. 12, n. 25, p. 1-8, jan-abr., 2022.

MORAIS, Artur Gomes; SILVA, Alexsandro da. Leitura, compreensão e produção de textos na educação infantil:

o que prescrevem os currículos de seis países? Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 103, n. 264, p. 335-355,

maio/ago. 2022.

SOARES, Magda. Palavra de Magda Soares: criança e a reinvenção da escrita. [Entrevista concedida a

Joyce Rosset, Maria Helena Webster e Ângela Rizzi.] Tempo de Creche, mar., 2017. Disponível em: https://

tempodecreche.com.br/campos-de-experiencias-2/palavra-de-magda-soares-crianca-e-a-reinvencao-daescrita/

Acessado em: 19 fev. 2023.

SOARES, Magda. Dialogando com Magda Soares sobre alfabetização, práticas pedagógicas e formação de

rede. [Entrevista concedida a Magna do Carmo Silva e Renata Araújo Jatobá de Oliveira] Práxis Educativa,

Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 928-940, set./dez. 2018. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/

praxiseducativa.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2009.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Nogueira, G. M., Ferreira, C. R. G. ., & Espíndola, C. do S. . (2023). LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM TEMA POLÊMICO E NECESSÁRIO. Revista Brasileira De Alfabetização, (19), 1–18. https://doi.org/10.47249/rba2023726

Edição

Seção

DOSSIÊ