LETRAMENTO

UM TEMA COM DEFINIÇÃO CONTROVERSA

Autores/as

  • Josimar Gonçalves Ribeiro Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023743

Palabras clave:

Significado. Letramento. Pesquisa Bibliográfica.

Resumen

Objetiva-se expor o surgimento e as alterações de significado do letramento por meio de um mapeamento diacrônico das concepções históricas construídas ao longo dos anos. O recorte para o viés histórico, justifica-se pela complexidade de delimitar um sentido que reúna todo o fenômeno. A metodologia, com base na pesquisa bibliográfica, guia-se pelos livros, artigos acadêmicos, dicionários e documentos de agências internacionais. O arcabouço teórico fundamenta-se, principalmente, em Soares (2005), mas perpassa também por Kleiman (1995), Street (1984), Rojo (2009, 2013) entre outros. Conclui-se que a dificuldade para definir letramento, relativiza a medição dos níveis de domínio da habilidade de leitura e escrita.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

AULETE, Francisco Caldas. Dicionário Aulete. Digital. Disponível em: https:// http://www.aulete.com.br/. Acesso em: 30 de jun. 2019.

BENAVENTE, Ana et al (orgs). Estudo nacional de literacia. Relatório preliminar. Lisboa: Instituto de Ciências Sociais. 1995.

BRASIL. Ibge Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/24857-pnad-continua-2018-educacao-avanca-no-pais-mas-desigualdades-raciais-e-por-regiao-persistem. Acesso em: 30 jun. 2019.

DUDENEY, Gavin.; HOCKLY, Nicky.; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. Tradução: Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

FERRARO, Alceu Ravanello. Analfabetismo e níveis de Letramento no Brasil: o que dizem os censos? In: Educação e Sociedade, Campinas, v.23, n.81, p. 21-47, dez. 2002.

FRADE, Isabel, C. A da S.; VAL, Maria da, G. C.; BREGUNCI, Maria da, G. de C.

(orgs). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores / Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Maria da Graça Costa Val, Maria das Graças de Castro Bregunci (orgs). Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014.

HOUAISS, Antônio.;VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Instituto Antônio Houaiss. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1986.

KLEIMAN, Ângela B (Org). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Digital Literacy and Digital Literacies: Policy, Pedagogy and Research Considerations for Education. Digital Kompetanse, vol. 1, p.12-24. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/284918725_Digital_Literacy_and_Digital_Literacies_Policy_Pedagogy_and_Research_Considerations_for_Education. Acesso em: 25 de jun. 2019.

LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999

MAGALHÃES, J.P. de. Ler e escrever no mundo rural do Antigo Regime: um contributo para a história da alfabetização e da escolarização em Portugal. Universidade do Minho, Instituto de Educação, 1994.

ROJO, Roxane (0rg). Escol@ conectada: os multiletramentos e as Tics. São Paulo: Parábola, 2013.

____________Letramentos múltiplos, escola social e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2006.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto,2020.

______________. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

TFOUNI, Leda V. Adultos não alfabetizados: o avesso do avesso. São Paulo: Pontes, 1988.

UNESCO. World Illiteracy at Mid-Century: a Statistical Study. Monographs on Fundamental Education XI. Paris: Unesco, 1957.

Publicado

2023-09-07

Cómo citar

Gonçalves Ribeiro, J. (2023). LETRAMENTO: UM TEMA COM DEFINIÇÃO CONTROVERSA . Revista Brasileira De Alfabetização, (20), 1–14. https://doi.org/10.47249/rba2023743

Número

Sección

ARTIGOS
Recibido 2023-07-10
Aceptado 2023-08-28
Publicado 2023-09-07