PRÁTICAS DE NUMERAMENTO COMO PRÁTICAS DISCURSIVAS

DESDOBRAMENTOS DOS ESTUDOS DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023765

Palabras clave:

Conceito de Letramento. Apropriação de práticas de numeramento. Práticas matemáticas como práticas discursivas. Constituição de sujeitos sociais. Magda Soares.

Resumen

Este texto tem como objetivo discutir como os estudos que operam com o conceito de numeramento no Brasil se assumem como desdobramentos da perspectiva analítica e pedagógica que Magda Soares confere ao conceito de letramento. Esses estudos focalizam pessoas pouco ou não-escolarizadas ou grupos sociais de inserção recente no projeto educacional brasileiro apropriando-se de práticas discursivas da matemática hegemônica e, nessa apropriação, demarcando seu estranhamento com conhecimentos e ritos escolares. Destacam-se na base teórica dos estudos, nas opções metodológicas, nos caminhos analíticos e nas indicações para as práticas pedagógicas, as contribuições das elaborações conceituais e das propostas didáticas de Magda e a marca de seu compromisso político com a democratização e a qualidade da Educação. Refletindo também as contribuições metodológicas da pesquisadora Magda Soares, a discussão aqui proposta é confrontada com três eventos de numeramento, em que mulheres idosas alfabetizandas na EJA, uma criança num contexto não escolar e professores indígenas em formação, protagonizando práticas matemáticas, apropriam-se de práticas de letramento.

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Biografía del autor/a

Flávia Cristina, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação (UFMG)

Ruana Priscila da Silva Brito, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação (UFMG)

 

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Publicado

2023-09-07

Cómo citar

Ferreira Reis Fonseca, M. da C., Flávia Cristina, & da Silva Brito, R. P. (2023). PRÁTICAS DE NUMERAMENTO COMO PRÁTICAS DISCURSIVAS: DESDOBRAMENTOS DOS ESTUDOS DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Revista Brasileira De Alfabetização, (20), 1–15. https://doi.org/10.47249/rba2023765

Número

Sección

ARTIGOS
Recibido 2023-07-26
Aceptado 2023-09-06
Publicado 2023-09-07