FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NA PERSPECTIVA DA PRÁXIS DISCURSIVA

Autores/as

  • Kathiuscia Arnone Universidade Federal do Espírito Santo
  • Dulcinéa Campos Silva Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023781

Palabras clave:

formação de professores alfabetizadores; alfabetização; perspectiva enunciativa discursiva de linguagem; práxis discursiva; epistemologia da práxis.

Resumen

RESUMO

Este artigo discute a formação de professores alfabetizadores e busca compreender como se constitui um processo de formação continuada na perspectiva da epistemologia da práxis referenciada na realidade concreta dos professores, estudantes e comunidade em uma escola pública. No percurso, manteve a unidade dialética entre teoria e prática. Fundamenta-se no aporte teórico-metodológico de Bakhtin e seu Círculo e no Materialismo Histórico-Dialético. Os resultados mostraram transformações nas ações dos professores e na organização autônoma e criativa do seu fazer pedagógico.

Palavras-chave: formação de professores alfabetizadores; alfabetização; perspectiva enunciativa discursiva de linguagem; práxis discursiva; epistemologia da práxis.

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Publicado

2023-12-04

Cómo citar

Arnone, K., & Campos Silva, D. . . (2023). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NA PERSPECTIVA DA PRÁXIS DISCURSIVA. Revista Brasileira De Alfabetização, (21), 1–14. https://doi.org/10.47249/rba2023781

Número

Sección

ARTIGOS
Recibido 2023-08-19
Aceptado 2023-09-06
Publicado 2023-12-04