FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NA PERSPECTIVA DA PRÁXIS DISCURSIVA

Auteurs

  • Kathiuscia Arnone Universidade Federal do Espírito Santo
  • Dulcinéa Campos Silva Universidade Federal do Espírito Santo

DOI :

https://doi.org/10.47249/rba2023781

Mots-clés :

formação de professores alfabetizadores; alfabetização; perspectiva enunciativa discursiva de linguagem; práxis discursiva; epistemologia da práxis.

Résumé

RESUMO

Este artigo discute a formação de professores alfabetizadores e busca compreender como se constitui um processo de formação continuada na perspectiva da epistemologia da práxis referenciada na realidade concreta dos professores, estudantes e comunidade em uma escola pública. No percurso, manteve a unidade dialética entre teoria e prática. Fundamenta-se no aporte teórico-metodológico de Bakhtin e seu Círculo e no Materialismo Histórico-Dialético. Os resultados mostraram transformações nas ações dos professores e na organização autônoma e criativa do seu fazer pedagógico.

Palavras-chave: formação de professores alfabetizadores; alfabetização; perspectiva enunciativa discursiva de linguagem; práxis discursiva; epistemologia da práxis.

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Références

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Publiée

2023-12-04

Comment citer

Arnone, K., & Campos Silva, D. . . (2023). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NA PERSPECTIVA DA PRÁXIS DISCURSIVA. Revista Brasileira De Alfabetização, (21), 1–14. https://doi.org/10.47249/rba2023781

Numéro

Rubrique

ARTIGOS
Reçu dans 2023-08-19
Accepté en 2023-09-06
Publié dans 2023-12-04