O USO NOS ANOS INICIAIS DE ROTINAS DE PENSAMENTO PARA ENGAJAMENTO E COMPREENSÃO NA LEITURA DE O MENINO NO ESPELHO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025811

Palabras clave:

Aprendizagem visível, ensino de literatura, compreensão, Rotinas de pensamento

Resumen

Este artigo propõe o uso de rotinas de pensamento para uma melhor  compreensão da literatura e engajamento nessas aulas, utilizando O menino no espelho de Fernando Sabino, e tornar, assim, o processo de aprendizagem visível para professores e alunos, fazendo com que a escola promova ambientes que dialoguem com o tempo atual. Com tal finalidade, desenvolverá práticas que trabalhem com movimentos de pensamentos em prol de desenvolver os processos que envolvem a literatura a partir dos eixos de leitura/escuta da disciplina de língua portuguesa. Essas práticas se darão, sobretudo, por meio de Rotinas de Pensamentos, que são estruturas simples e que instigam e motivam os alunos a pensar de maneira visível para o eu e para/com o outro, contribuindo assim na aprendizagem e sua visibilidade.

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Publicado

2025-01-31

Cómo citar

Scardua Ferreira, M. (2025). O USO NOS ANOS INICIAIS DE ROTINAS DE PENSAMENTO PARA ENGAJAMENTO E COMPREENSÃO NA LEITURA DE O MENINO NO ESPELHO. Revista Brasileira De Alfabetização, (23). https://doi.org/10.47249/rba2025811

Número

Sección

Dossiê "Infância, literatura e escola"
Recibido 2023-11-14
Aceptado 2024-08-19
Publicado 2025-01-31